Valgo Dinâmico

O valgo dinâmico está relacionado à fraqueza dos músculos glúteos e é um fator de risco para lesões em joelho, como ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA), condropatia patelar, distensão do ligamento colateral medial, tendinites e bursites.

valgo dinâmico - músculos glúteos

A ação primária do músculo glúteo médio é a de abdução do fêmur na articulação do quadril, mas vale ressaltar que ele também ajuda na rotação externa do fêmur. Além disso, tem um papel importantíssimo como estabilizador da pelve e fêmur em apoio unipodal. Caso exista fraqueza do glúteo médio e seja incapaz de estabilizar a pelve, acontece o sinal de Trendelenburg (desalinhamento com queda do quadril contralateral ao membro com apoio unipodal). Como esse músculo é um estabilizador no ortostatismo, ele também atua durante o movimento. Nesse caso dizemos que ele tem a ação de estabilização dinâmica da pelve nas atividades de marcha, saltos e corrida.

Estabilizador da pelve

Ao contrário do que pode parecer, o glúteo médio não trabalha sozinho. A estabilização da pelve e do membro inferior é obtida pela ação sinérgica dos glúteos máximo, médio, mínimo e também por um grupo de músculos profundos do quadril, denominados coletivamente como rotadores de quadril, os quais têm também o papel de estabilizar esta articulação. Quando estes músculos não trabalham corretamente, não só a estabilização da pelve fica comprometida, como também a estabilidade da própria articulação do quadril. No caso de paralisia do nervo glúteo superior, o quadro é muito evidente.

Quando existe fraqueza do glúteo médico (síndrome da bunda morta), o fêmur tende a assumir uma posição de adução e rotação interna. Esses movimentos de adução e rotação interna se acentuam durante a marcha, corrida e saltos. Este fenômeno é conhecido como valgo dinâmico do joelho, pois ocorre no esforço, mesmo com o alinhamento adequado do joelho em repouso. O valgo dinâmico pode lesionar o joelho, tornozelo e ser causa de dor no próprio quadril e coluna lombar.

>>> O que é Condropatia Patelar >>>

>>> Como ocorre a Ruptura do ligamento cruzado >>>

Não somente o joelho…

A alteração de alinhamento dinâmico impõe forças rotacionais e de cisalhamento na articulação do joelho, gerando aumento da sobrecarga na articulação.  Mas vale ressaltar que os glúteos não são os únicos vilões aqui, pois pessoas com frouxidão ligamentar, fraqueza significativa dos músculos que compõe o quadríceps estão predispostas. Além disso,  encurtamento da musculatura flexora do joelho e do tríceps sural, bem como pronação excessiva da subtalar (pé plano grave) podem exibir o valgo dinâmico mesmo com a musculatura glútea com força adequada.

>>> Saiba sobre a Bursite no quadril >>>

A ação do glúteo médio pode influenciar até o tornozelo. Quando esse músculo está muito fadigado o pé fica mais instável, e com maior tendência a torção. A fraqueza desse músculo também pode gerar lesões nele mesmo, pelo déficit de força de em si e pela piora da postura na corrida que acontece como consequência. A tendinite em seu tendão e inflamação na bursa que existe entre ele e o osso do fêmur são as lesões mais comuns (chamada de bursite trocantérica).

Sinal de Trendelenburg

Mas como identificar o valgo dinâmico?

Existem alguns testes que permitem identificar o valgo dinâmico. Em comum, todos os testes exigem a observação atenta do alinhamento do membro inferior. Hoje em dia com a facilidade de se conseguir filmar o teste, o registro e avaliação ficaram muito mais fáceis. O mais comum é o teste de agachamento unipodal (imagem), mas pode ser feito através do salto vertical e da descida de degrau.

valgo dinâmico

Teste de agachamento unipodal – Single limb squat test

O teste de agachamento em apoio unipodal é um teste simples e fácil de ser utilizado. Este teste é realizado com o paciente com as mãos na cintura. Solicita-se que em apoio unipodal, o paciente realize uma flexão de joelho de 30 graus e depois retorne à extensão completa de joelho, 3 vezes seguidas. Deve-se ficar atento para identificar o sinal de Trendelenburg ou o colapso em valgo do joelho.

Nas mulheres, o valgo dinâmico é mais evidente do que nos homens, devido ao quadril mais largo.

Tratamento

>>> Exercícios para Fortalecimento dos glúteos >>>

>>> Exame de Avaliação computadorizada da marcha e postura>>>

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial

Veja a agenda clicando aqui