Viscossuplemento

viscossuplementação para artrose

Osteoartrose do joelho é uma das principais causas de incapacidade no mundo. Ela se desenvolve lentamente e a dor piora com o tempo. Embora não haja cura para a osteoartrose, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar as pessoas a controlarem a dor e permanecerem ativos.

>>> Como tratar a Condropatia patelar >>>

>>> Como tratar a Osteoartrose no joelho >>>

Em seus estágios iniciais (condropatia), a artrose do joelho é tratada com métodos conservadores (sem operação). O mesmo vale para artrose do tornozelo e do quadril. O seu médico pode recomendar uma variedade de tratamentos, incluindo:

• Alterações no nível de atividade
  • Perda de peso
  • Analgésicos
  • Medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs)
  • Fisioterapia
  • Injeções de corticóide

Viscossuplementação

Outra opção de tratamento é um procedimento chamado viscossuplementação. Se você já tentou todos os outros métodos de tratamento conservador e sua dor continua a limitar suas atividades, é uma opção.

Neste procedimento, um fluido de tipo gel, o ácido hialurônico é injetado na articulação do joelho. Ele é uma substância que ocorre naturalmente nas articulações, como parte do fluido sinovial circundante. Atua como um lubrificante para permitir que os ossos se movam suavemente uns sobre os outros e como um amortecedor de choque para cargas mistas. Pessoas com osteoartrose ou condropatia tem uma concentração mais baixa do que o normal de ácido hialurônico em suas articulações. A teoria é que a adição de ácido hialurônico para a articulação irá facilitar a circulação, melhorando a nutrição da cartilagem e reduzindo a dor.

Várias preparações de ácido hialurônico, viscossuplemento, agora estão comercialmente disponíveis.

viscossuplementação

Procedimento

Durante o procedimento, se houver qualquer inchaço no joelho, o médico irá remover (aspirar) os líquidos em excesso antes de injetar o ácido hialurônico. Normalmente, a aspiração e a injeção são feitas usando apenas uma agulha colocada na articulação, após ser feito um botão anestésico para minimizar a dor.

Durante as primeiras 48 horas após o procedimento, você deve evitar o excesso de carga sobre o membro, como ficar em pé por longos períodos, correr ou levantar pesos.

Efeitos colaterais

Você pode notar uma reação local, tais como dor, calor e ligeiro inchaço imediatamente após a injeção. Estes sintomas geralmente não duram muito tempo. Você pode aplicar gelo para ajudar a aliviá-los.

Complicações

Raramente, os pacientes podem desenvolver uma reação alérgica no joelho. Nestes casos, o joelho pode ficar cheio de fluido, amarelado, quente e doloroso. Se isso ocorrer, contate o seu médico imediatamente.

Resultados

Quanto tempo os efeitos de melhora duram, varia. Alguns pacientes relatam efeitos de alívio da dor durante vários meses após as injeções. Os médicos usam o viscossuplemento para tratar artrose sem cirurgia, nos graus leve e moderado.

Se as injeções são eficazes, elas podem ser repetidas após um período de tempo, normalmente de 6 meses, sendo mais comum, anualmente.

Embora os pacientes relatem alívio dos sintomas com a viscossuplementação para artrose e condropatia, o procedimento nunca foi demonstrado para reverter o processo de desgaste ou estimular crescimento de cartilagem.

Deixe uma avaliação!