Lesão do manguito rotador no ombro

manguito rotador

Anatomia do manguito rotador

Seu ombro é formado por três ossos: o osso do braço (úmero), sua omoplata (escápula) e sua clavícula (clavícula). O ombro é uma articulação tipo bola e soquete: a bola, ou a cabeça, de seu osso do braço se encaixa em um soquete raso no seu ombro.

O braço é mantido no soquete do ombro pelo manguito rotador. O manguito rotador é uma rede de quatro músculos que se juntam como tendões para formar uma cobertura ao redor da cabeça do úmero: subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor. O manguito rotador une o úmero à escápula e ajuda a levantar e girar o braço.

Existe um saco de lubrificação chamado bursa entre o manguito rotador e osso de cima do seu ombro (acrômio). Esta bolsa permite que os tendões do manguito rotador deslizem livremente quando você move o braço. Quando os tendões do manguito rotador são feridos ou danificados, esta bolsa também pode se tornar inflamada e dolorosa.

Descrição

Quando um ou mais dos tendões do manguito rotador é lesionado, o tendão não recobre mais plenamente a cabeça do úmero. A maioria das lesões ocorrem no músculo e tendão do supraespinhoso, mas outras partes também podem estar envolvidas.

Em muitos casos, os tendões rompidos estão desgastados. Como o dano progride, o tendão pode rasgar completamente, às vezes, ao levantar um objeto pesado.

Existem diferentes tipos de lesões ou rupturas:

• Parcial: danos aos tecido moles, mas não transfixa completamente.
• Completa: divide o tecido mole em dois pedaços. Em muitos casos, os tendões arrancam do local de fixação na cabeça do úmero. Com um rasgo de espessura total, há basicamente um furo no tendão.

Causas de lesões ao manguito rotador

São duas as principais causas de lesões do manguito rotador: traumática e degenerativa.

>>> Conheça as principais causas de dor no ombro >>>
>>> Uma causa pode ser a discinesia escapular >>>

Lesão aguda

Se você cair e apoiar em seu braço estendido ou levantar algo muito pesado com um movimento abrupto, você pode rasgar o seu manguito rotador. Este tipo de trauma pode provocar outras lesões de ombro, por exemplo, um luxação de clavícula ou ombro.

Lesão degenerativa

A maioria das lesões são o resultado de um desgaste do tendão que ocorre lentamente. Esta degeneração ocorre naturalmente à medida que envelhecemos e são mais comuns no braço dominante. Se você tiver uma lesão degenerativa em um ombro, existe um maior risco de ruptura no ombro oposto – mesmo se você não tiver nele.

Vários fatores contribuem para lesões degenerativas, ou crônicas:

Esforço repetitivo: repetindo os mesmos movimentos do ombro várias vezes pode forçar os músculos e tendões do manguito rotador. Tênis, remo e levantamento de peso são exemplos de atividades esportivas que podem colocá-lo em risco por uso excessivo. Muitos postos de trabalho e tarefas de rotina podem causar lesões por uso excessivo, também.

Bloqueio do fornecimento de sangue: à medida que envelhecemos, o fornecimento de sangue em nossos tendões do manguito rotador diminui. Sem um bom suprimento de sangue, a capacidade natural do corpo para reparar danos ao tendão é prejudicada. Isso pode levar a uma ruptura de tendão.

Osteófito: à medida que envelhecemos, osteófitos (crescimento excessivo do osso) frequentemente desenvolvem na parte inferior do osso acrômio. Quando nós levantamos nossos braços, estes osteófitos esfregam sobre o tendão do manguito rotador. Esta condição é chamada de impacto do ombro e com o tempo vai enfraquecer o tendão e tornar mais provável uma lesão.

ruptura do manguito rotador
manguito rotador normal e com ruptura

Fatores de Risco

Como lesões do manguito rotador ocorrem em grande parte causada pelo desgaste normal que vem junto com o envelhecimento, as pessoas com mais de 40 anos estão em maior risco.

Indivíduos que fazem levantamento repetitivo ou atividades acima da cabeça também estão em risco de lesões do manguito rotador. Os atletas são especialmente vulneráveis ​​às rupturas por uso excessivo, especialmente jogadores de tênis e arremessadores de beisebol. Pintores, carpinteiros e outros que tem sobrecarga de trabalho também têm uma chance maior de lesões.

Apesar de rupturas causadas por sobrecarga de atividade esportiva ou de trabalho acima da cabeça também ocorrem em pessoas mais jovens, a maioria das lesões em adultos jovens são ​​por lesão traumática, como uma queda.

Sintomas de lesões ao manguito rotador

Os sintomas mais comuns de uma ruptura do manguito rotador incluem:
• Dor em repouso e durante a noite, especialmente se deitado no ombro afetado
• Fraqueza ao levantar ou girar o braço
• Dor ao levantar e abaixar o braço ou com movimentos específicos
• Crepitação ou sensação de areia quando movimenta seu ombro em determinadas posições

Lesões que acontecem de repente, como uma queda, costuma causar dor intensa. Pode haver uma sensação de estalido e fraqueza imediata em seu ombro.

Rupturas que se desenvolvem lentamente, devido ao uso excessivo também causam dor e fraqueza do braço. Você pode ter dor no ombro quando você levantar o braço para o lado, ou dor que se move para baixo de seu braço. No início, a dor pode ser leve e só estar presente quando levantar o braço acima da cabeça, como alcançar um armário. Medicação anti-inflamatória, como a aspirina ou o ibuprofeno, pode aliviar a dor em primeiro lugar.

Com o tempo, a dor pode tornar-se mais perceptível em repouso e não aliviar com medicamentos. Você pode ter dor quando se deita sobre o lado doloroso durante a noite. A dor e fraqueza no ombro podem prejudicar atividades de rotina, como pentear o cabelo ou alcançar atrás das costas.

>>> Síndrome do impacto e bursite nos ombros >>>
>>> Artrose do ombro >>>

Exame médico

História clínica e exame físico

Depois de discutir os seus sintomas e histórico médico, o médico irá examinar seu ombro. Ele irá verificar se trata-se de contusão em qualquer área ou se houve uma deformidade. Para medir a amplitude de movimento do ombro, o seu médico terá que mover o seu braço em várias direções diferentes. Ele também irá testar a sua força do braço.

O seu médico irá verificar se há outros problemas com a sua articulação do ombro. Ele pode também examinar o pescoço para se certificar de que a dor não é proveniente de um “nervo comprimido”, e para descartar outras condições, tais como a artrite.

Exames de imagem

Outros exames que podem ajudar o seu médico a confirmar seu diagnóstico incluem:

Radiografias: os primeiros exames de imagem realizados são geralmente raios-x. Porque os raios-x não mostrar os tecidos moles do seu ombro, como o manguito rotador, raios-x simples de um ombro com a dor do manguito rotador são geralmente normal ou pode mostrar um pequeno esporão ósseo.

Ressonância magnética (RM) ou ultrassom: estes estudos podem mostrar melhor tecidos moles, como os tendões do manguito rotador. Eles podem mostrar a ruptura do manguito rotador, bem como onde o corte está localizada dentro do tendão e o tamanho do rasgo. Uma ressonância magnética também pode dar ao seu médico uma idéia melhor de como é “velha” ou “nova” a lesão, bem como a qualidade dos músculos do manguito rotador.

Para tratamento da ruptura do manguito rotador, clique aqui >

Perguntas frequentes

O que acontece quando rompe o ligamento do ombro?2020-02-28T15:06:42-03:00

A ruptura de tendão no ombro também pode ser acompanhada de um estalido audível no ombro. Como os tendões são responsáveis por transmitir a movimentação dos músculos aos ossos, o ombro perde força. Assim, há uma grande dificuldade para movimentar o braço e pode ter dor.

Como é uma rotura transfixante?2020-02-29T16:09:12-03:00

A ruptura transfixante, ou total, do tendão supraespinal é uma lesão que acomete toda a espessura do tendão. A videoartroscopia de ombro com reparo do manguito rotador é o tratamento para reinserção e cicatrização do tendão. Em paciente com pouca demanda sobre o ombro, pode ser tentado o tratamento conservador com fisioterapia e fortalecimento.

O que é uma ruptura no ombro?2020-02-28T15:01:06-03:00

Rupturas de tendão é quando a estrutura que liga o músculo ao osso sofre uma perda da sua estrutura e solução de continuidade, podendo ser parcial ou completa. Qualquer processo de inflamação (tendinite) ou lesão (ruptura de tendão parcial ou total) costuma causar dor e comprometer a função do ombro.

2023-05-01T11:13:01-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da SES / DF, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e trauma esportivo em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube nos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva (ombro, quadril, tornozelo, pé, cotovelo), Cirurgia do Joelho, Adulto e Infantil, e Ortopedia do Idoso em Brasília / DF.

Deixar Um Comentário

Ir ao Topo