Evitar dor articular: medidas simples

Início/Dicas de saúde/Evitar dor articular: medidas simples
atividade física

Faça atividades físicas regularmente.

>>> Como Corrigir encurtamentos musculares >>>

Não existe isso “de parar totalmente a atividade física para sempre” ou “você nunca mais vai poder fazer atividade física”, pode até parar devido algum problema, mas mantenha, quando possível, uma atividade mais leve, que não force a região machucada.

Nossas articulações possuem um tecido chamado cartilagem que se nutre com o movimento. Além disso, com o envelhecimento, perdemos massa muscular, sobrecarregando as articulações. Por isso a necessidade de continuar fazendo atividade física. Ficar parado só piora as dores e não contribui para evitar dor articular.

>>> O que é Sarcopenia >>>

>>> O que é Osteoporose >>>

A segunda medida mais importante para tratar qualquer sintoma ortopédico e evitar a dor articular é manter seu peso padrão, nem de menos, que predispõe a osteoporose, nem demais, que aumenta a carga nas articulações, aumentando o desgaste e provocando artrose.

A terceira medida para evitar a dor articular é não ignorar a dor, começou a doer, pare a atividade, faça compressas por 15 minutos (morna ou gelada, dependendo da preferência). Persistindo, leve, no dia seguinte, cesse o exercício que provoca os sintomas, pelo menos duas semanas. Melhorando retorne.

>>> Como prevenir dores na atividade física >>>
>>> Exercícios não aumentam o desgate da cartilagem >>>

Traumas mais graves (pancadas e torções), dores persistentes ou recorrentes, falseios, perda de movimento, busque ajuda de um ortopedista especializado, para tratamento da dor e procure saber sua formação.

A queixa “dor no corpo todo” não é tratada pela ortopedia. Nossa área trata queixas localizadas, associadas com o movimento e esforço físico.

Tais sintomas são melhores avaliados pela reumatologia.

>>> O que é Fibromialgia >>>

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

Perguntas Frequentes

Quais as doenças que causam dores nas articulações?2020-02-23T21:10:33-03:00

As dores nas articulações podem ser derivadas de uma série de motivos, como doenças ou até lesões. Entre as doenças que podem gerar esse desconforto, está a artrite reumatoide, que causa rigidez, dor, desconforto e inflamação. Já a osteoartrite diz respeito ao crescimento do chamado “bico de papagaio” e à degeneração da cartilagem das articulações. Muitas vezes, a dor pode vir inclusive de uma lesão provocada por algum tipo de exercício que exigiu muito da articulação e não foi efetuado da maneira correta. Outras doenças também podem estar por trás da dor nas articulações, como: 
– viroses;
gota;
– caxumba;
– febre reumática;
tendinite;
– catapora.

Porque se inflamam as articulações?2020-02-23T21:18:59-03:00

Dor nas articulações pode ser causada por vários tipos de lesões ou doenças. Independentemente da causa, a dor nas articulações pode ser muito incômoda. Inúmeras outras causas podem estar por trás da dor nas articulações:
– doenças degenerativas, como artrose e condropatias
– causas traumáticas, como fraturas e contusões
– doenças reumatológicas, como LES e AR
– enfermidades infecciosas, como pioartrite
– erros do metabolismo, como gota

Artigos Relacionados

2020-06-07T14:18:51-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia.

2 Comentários

  1. Dinery Maia Ferreira 16 de janeiro de 2020 em 11:54- Responder

    Gostaria de saber se atende por convenio.

Deixe um comentário ou questionamento