A neurotomia dos nervos geniculares consiste em uma denervação, também chamada de bloqueio, a neurotomia é realizada através de ablação com radiofrequência (RF), sendo utilizada para o tratamento de várias condições dolorosas, como nevralgia do trigêmeo, tratamento sintomático de dores de causa oncológica, dor decorrente de artrose no quadril e dor facetaria na coluna vertebral. A RF trata-se de uma corrente elétrica alternada com frequência oscilatória de 500.000hz, a qual gera o calor necessário para lesão neuronal desejada.

O que é a neurotomia dos nervos geniculares

Ela consiste em “dessensibilizar” o nervo que provoca dor. Para que consiga “dessensibilizar” esse nervo, utiliza-se um método chamado de radiofrequência. Existem várias formas de radiofrequência: contínua, pulsada e refrigerada. Cada uma tem a sua indicação conforme a causa e localização da dor.

Para o quadril e coluna >

Indicações de neurotomia dos nervos geniculares

No joelho, o principal alvo da ablação com radiofrequência consiste na inervação sensorial peri ou intra-articular, através da neurotomia dos nervos geniculares.

As principais indicações do uso da RF para o tratamento da Artrose do joelho são:

• Artrose Moderada/Grave, com Dor de moderada a severa e falha do tratamento conservador, principalmente em idosos;
  • Persistência da dor, mesmo após realizado artroplastia total de joelho;
  • Pacientes com indicação de artroplastia total de joelho e que se recusam a submeter-se ao tratamento cirúrgico.
Neurotomia dos nervos geniculares
Neurotomia dos nervos geniculares radioscopia
Neurotomia dos nervos geniculares centro cirúrgico

Benefícios da denervação / neurotomia dos nervos geniculares

Nos estudos, a eficácia do procedimento de neurotomia dos nervos geniculares supera 80%, e a melhora da dor se mantém por até 38 meses (mais de 3 anos). Além disso, os pacientes têm a percepção de melhora global na qualidade de vida que ultrapassa 90%.

Agende uma avaliação em clínica de ortopedia especializada em Brasília / DF.

Referências:

– Indicações da neurotomia dos nervos geniculares por radiofrequência para o tratamento da osteoartrite do joelho: uma revisão de literatura