Luxação acromioclavicular crônica – cirurgia

Luxação acromioclavicular crônica

Quando o paciente apresenta uma luxação acromioclavicular crônica (luxação ocorrida há mais de 1 mês) os procedimentos de redução e fixação in situ não são suficientes de maneira isolada. Nesses casos é indicado o uso de um reforço com um ligamento ou tendão. Esse tecido pode ser obtido no próprio ombro, através da mesma incisão (ligamento coracoacromial), ou do joelho / tornozelo (tendão semitendíneo ou fibular curto).

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

>>> Conheça as causas de dor no ombro >>>
>>> Saiba sobre a Fratura de Clavícula >>>

Técnica de Weaver e Dunn

Usa o ligamento córaco-acromial como novo meio de fixação da clavícula distal, para o tratamento dos casos cirúrgicos de luxação acromioclavicular crônica.

Indicada a técnica cirúrgica de Weaver e Dunn na luxação acromioclavicular crônica, sintomática, tipos III, IV, V e VI (pela classificação de Rockwood). Contra-indicamos este procedimento nos casos de acromioplastia prévia do ombro, infecção local ou sistêmica e falta de condições clínicas do paciente.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso weaver dunn

luxação acromioclavicular crônica

Pós-operatório da luxação acromioclavicular crônica

O paciente deve utilizar imobilização com tipoia de ombro por 6-8 semanas (proteção ao reparo ligamentar, para cicatrização), período no qual são realizados apenas alguns alongamentos para evitar rigidez de ombro. Após esse período, inicia a fisioterapia motora objetivando ganhar amplitude de movimento. Atingida amplitude de movimento quase completa (entre 8-10 semanas), reforço muscular é iniciado.

Perguntas frequentes

O que é o cíngulo do ombro?2023-04-27T11:32:13-03:00

A cintura escapular, também chamada de cíngulo peitoral, é um anel ósseo incompleto posteriormente. A cintura escapular é formada por dois conjuntos de ossos: as escápulas (omoplatas), posteriormente, e as clavículas, anteriormente, e é completada anteriormente pelo manúbrio do esterno (parte do esqueleto axial).

Onde fica a articulação acromioclavicular?2020-03-20T16:15:12-03:00

Articulação entre a clavícula e o acrômio (acromioclavicular). A articulação esternoclavicular situa-se entre a ponta medial da clavícula e o manúbio do esterno.

O que é luxação da articulação acromioclavicular?2020-03-20T16:13:07-03:00

A luxação da articulação acromioclavicular é uma lesão bastante comum, principalmente em determinados desportos de contacto (rugby, futebol). Na maioria das luxações traumáticas do ombro ocorre também lesão da articulação acromioclavicular (AC). A AC é a ligação entre a escápula (omoplata) e a clavícula.

[jetpack-related-posts]

2023-10-22T20:28:34-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da SES / DF, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e trauma esportivo em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube nos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva (ombro, quadril, tornozelo, pé, cotovelo), Cirurgia do Joelho, Adulto e Infantil, e Ortopedia do Idoso em Brasília / DF.

Deixar Um Comentário

Ir ao Topo