Tratamento operatório para luxação do ombro por artroscopia

Tratamento operatório para luxação do ombro

Quando a cirurgia para tratamento operatório para luxação do ombro está indicada?

Cada caso deve ser avaliado de forma individualizada pois são diversos os fatores que influenciam no tratamento operatório para luxação do ombro. No entanto, nos pacientes em que a luxação ocorre sempre na mesa direção ou quando a luxação é traumática e as lesões ocasionadas na cabeça umeral e na glenoide (lesão de Bankart e de Hill-Sachs, respectivamente) são significativas, fazendo assim com que o ombro fique instável, a cirurgia geralmente é indicada.

Quais os tipos de tratamento operatório para a luxação do ombro?

De forma geral, existem duas principais cirurgias para tratamento operatório para luxação do ombro: a capsuloplastia artroscópica ou a cirurgia de Latarjet. Para saber qual cirurgia está mais indicada alguns fatores devem ser avaliados, como a idade do paciente, a demanda sobre o ombro e, principalmente, o tamanho das lesões de Bankart e de Hill-Sachs.

Quando as lesões no ombro decorrentes da luxação envolvem apenas lesões ligamentares ou lesões ósseas mínimas, a capsuloplastia artroscópica está indicada. Nessa técnica cirúrgica, que é minimamente invasiva, pequenos orifícios são realizados na pele do paciente por onde uma câmera e instrumentos específicos são introduzidos, as lesões são identificadas e os ligamentos são então reparados.

Tratamento operatório para luxação do ombro

O termo artroscopia vem de Arthro = articulação e Scopia = olhar, então, se refere à técnica cirúrgica de olhar dentro de uma articulação. Esse é um procedimento pouco invasivo, que permite o acesso por três a quatro pequenos orifícios, de em média 0,5cm, no ombro, com o uso de equipamentos específicos para a execução das manobras cirúrgicas.

Na cirurgia artroscópica da luxação glenoumeral, são utilizadas cânulas (pequenos tubos) para que o cirurgião consiga acessar o interior da articulação do ombro. Por meio de micro câmera e instrumentos especiais, primeiramente, é realizada uma inspeção de todas as estruturas intra-articulares do ombro, a fim de confirmar o diagnóstico e assegurar que não haja outros problemas não diagnosticados nos exames realizados anteriormente.

Então, confirmada a lesão da cartilagem gleno umeral, se inicia uma raspagem do osso sob a cartilagem danificada, para que, com a sua reconstrução, propicie uma aderência adequada no seu devido lugar. Então, com fins de sustentação e fixação, é introduzido um pequeno parafuso no osso, que é chamado de âncora, de onde saem dois fios para a sutura. O número de âncoras utilizadas depende do tamanho da lesão.

Assim, é possível fazer a passagem do ponto na cartilagem e a sua fixação na âncora, utilizando os fios e os instrumentos específicos. Por fim, com a sutura da cartilagem, também se faz a sutura dos portais (orifícios na pele) e os devidos curativos.

Vale ressaltar a importância desse tratamento, quando houver indicação, para que o paciente volte a ter confiança e firmeza nos movimentos do braço, o que permite o retorno às suas atividades do cotidiano e a realização de alguns esportes. Além disso, quanto mais vezes o ombro sai do lugar, mais facilmente isso acontece das próximas vezes, o que aumenta a lesão óssea e da cartilagem, ocasionando no envelhecimento precoce da articulação. Ademais, sem o devido tratamento, há o risco de agravamento do quadro e o aumento da dor.

latarjet

Quanto tempo de fisioterapia deve ser feita após a cirurgia para a luxação do ombro

O tempo de recuperação da cirurgia de luxação do ombro são cerca de 6 meses. Contudo, após a retirada de pontos com três semanas o paciente já está liberado para fazer fisioterapia, bicicleta ergométrica e caminhadas. Exercícios na academia para os membros superiores, sob supervisão, é iniciado com aproximadamente 4 meses. Dirigir é permitido ao redor dos dois meses.

Em linhas gerais, podemos dividir a recuperação operatória da seguinte forma e de acordo com o tempo de cirurgia:

  • 2 a 12 semanas: ganho do movimento (amplitude de movimento) do ombro na fisioterapia
  • 3º ao 5o mês: fortalecimento progressivo
  • 5o ao 6o mês: retorno à academia e treino de movimentos esportivos
  • 6 meses: retorno à prática esportiva competitiva

>>>Exercícios para ganho de mobilidade do ombro >>>

Após quanto tempo de cirurgia posso voltar a fazer atividade esportiva?

Depende da atividade esportiva. Bicicleta ergométrica é permitido assim que os pontos são retirados, com cerca de 10 a 15 dias da cirurgia. Corrida é permitido com cerca de 3 meses, academia a partir de 5 meses e esportes competitivos com 6 meses.

Perguntas frequentes

O que é lesão labral da glenoide do ombro?2023-06-11T00:26:42-03:00

O lábio ou labrum glenoide normalmente se rompe como resultado de trauma específico, como queda sobre braço estendido para fora. Rompimentos também podem resultar de movimento crônico acima da cabeça, como ocorre no arremesso (lesão SLAP). Um rompimento do lábio glenoide causa dor durante o movimento.

Associação frequente com a luxação do ombro >

Como saber se é luxação de ombro?2020-03-14T15:40:39-03:00
Os sinais e sintomas de uma luxação de ombro são:
  1. Dor local;
  2. Deformidade na articulação;
  3. Proeminência óssea;
  4. Pode haver fratura óssea exposta;
  5. Inchaço local;
  6. Incapacidade de realizar movimentos.
Quanto tempo demora para se recuperar de uma luxação de ombro?2020-11-30T07:23:27-03:00

Para luxação de ombro, geralmente quando a pessoa fica imobilizada por até 20 dias em apenas 1 semana já é possível voltar à mobilidade normal, mas quando a imobilização é necessária por mais de 12 semanas a rigidez muscular pode ser grande sendo preciso fazer fisioterapia.

O que é uma subluxação no ombro?2020-03-14T15:35:39-03:00

A luxação do ombro ou “ombro deslocado” é uma lesão na qual ocorre perda do contato e congruência entre as duas superfícies da articulação do ombro ou articulação glenoumeral (cabeça do úmero e cavidade glenóidea). Designamos por subluxação do ombro quando esta perda de contato não é total.

O que é bom para luxação no ombro?2020-03-14T15:33:22-03:00

O tratamento mais indicado para a luxação do ombro deve ser indicado após observar a idade, posição da articulação e estado de saúde da pessoa. Para aliviar a dor o médico pode receitar um analgésico ou anti-inflamatório. A luxação aguda deve ser reduzida de emergência.

[jetpack-related-posts]

2023-04-24T10:33:18-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da SES / DF, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e trauma esportivo em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube nos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva (ombro, quadril, tornozelo, pé, cotovelo), Cirurgia do Joelho, Adulto e Infantil, e Ortopedia do Idoso em Brasília / DF.

Deixar Um Comentário

Ir ao Topo