Cirurgia no quadril
As principais cirurgias no quadril são a prótese de quadril, descompressão da cabeça do fêmur, artroscopia de tratamento cirúrgico de fraturas de fêmur.
Prótese de quadril
A prótese de quadril, também chamada de artroplastia de quadril ou prótese de cabeça do fêmur é a cirurgia na qual se faz a substituição da articulação original por uma articulação artificial, feita de metal, que vai exercer as mesmas funções de uma articulação saudável.
Revisão de prótese de quadril
Revisão de prótese de quadril é o nome dado à cirurgia na qual se faz a troca de um ou mais componentes da prótese de quadril.
Descompressão da cabeça do fêmur
O tratamento da osteonecrose da cabeça do fêmur em estágios avançados é feito com a prótese de quadril, uma vez que quando há uma alteração do formato da cabeça femoral, essa alteração é irreversível, necessitando da substituição por uma prótese metálica. Nos estágios iniciais é realizada a descompressão.
Artroscopia de quadril
A artroscopia de quadril é uma cirurgia realizada com auxílio de uma câmera inserida no quadril, por meio de pequenas incisões na pele, chamadas de portais.
Tratamento cirúrgico de fraturas de fêmur
O tratamento das fraturas do fêmur na grande maioria das fraturas do colo do fêmur é com a artroplastia de quadril.
Entretanto, fraturas não desalinhadas do colo do fêmur podem ser tratadas com parafusos ou placa + parafusos, sem a necessidade de prótese de cabeça do fêmur.
Reparo de rupturas tendíneas
Alguns tendões ao redor do quadril podem se romper, seja de forma abrupta, geralmente por um trauma esportivo, ou ao longo do tempo, como consequência de um desgaste do tendão.
Antes da cirurgia no quadril
Antes da cirurgia no quadril é indicado ao paciente realizar exames de sangue, radiografia de tórax, eletrocardiograma e amostras de urina. Isso porque muitos pacientes idosos podem ter infecções do trato urinário não diagnosticadas que podem levar a uma infecção do quadril após a cirurgia.
O tipo de anestesia pode variar entre anestesia geral com tubo de respiração ou bloqueios regioinais. Em algumas situações, em que apenas alguns parafusos são planejados para fixação, a anestesia local com sedação pesada pode ser considerada.
Durante a cirurgia e pelas 24 horas seguintes, todos os pacientes recebem antibióticos.
Depois da cirurgia no quadril
Após a artroplastia ou quaisquer cirurgia no quadril, os pacientes podem ter alta do hospital para retornarem às suas casas ou por buscar uma estadia em uma unidade de reabilitação. Em todos os casos, é necessário auxílio e atenção para que os pacientes se recuperem adequadamente.
A dor após a cirurgia no quadril é uma parte natural do processo de cicatrização e então o médico e a equipe de enfermagem atuam para reduzir a dor. Os medicamentos são prescritos para alívio da dor a curto prazo.
É possível que alguns pacientes sejam encorajados a sair da cama no dia seguinte à cirurgia com a assistência de um fisioterapeuta, que irá trabalhar para ajudar na recuperação da força e da capacidade de andar. Esse processo pode levar até três meses.
Em alguns casos, uma transfusão de sangue pode ser necessária após a cirurgia. Entretanto, antibióticos de longo prazo geralmente não são necessários. A maioria dos pacientes pode ainda receber uma dose de medicamentos para diluir o sangue, a fim de reduzir as chances de desenvolver coágulos sanguíneos.
E também é importante ressaltar que, após a cirurgia no quadril, a maioria dos pacientes recuperará a mobilidade e independência que tinham antes da lesão.
TEM ALGUMA DÚVIDA? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
Deixe um comentário ou questionamento