- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 23/07/2019 at 21:55 por .
-
Tópico
-
Exercícios educativos servem para que você aprenda a gastar menos energia enquanto estiver correndo. O que te possibilitará correr mais longe, mais rápido e por mais tempo.
>>> Postura recomendada para correr >>>
Os exercícios corretivos mais comuns e mais praticados para a corrida de rua são o Skipping baixo e alto, o Anfersen, o Dribling, o Hopserlauf e o Kick-Out.
Skiping Alto e Baixo:
- objetivo: correção e amuamento do tamanho da passada;
- execução: corrida parada elevando o joelho até a altura do quadril(alto) e elevação de 45º no baixo. Manter os braços em um angulo de 90º.
- A diferença do alto e baixo está no tipo de competição visada pelo atleta. Geralmente o Skiping alto é para provas de velocidade e curtas e o baixo para corredores de longa distância. Porém, nada impede que você execute os dois.
Anfersen:
- objetivo: correção da parte anterior da corrida (perna para trás);
- execução: corrida parada ou em deslocamento elevando o calcanhar até os glúteos (não precisa encostar) coordenado com o movimento de braço.
Dribling:
- objetivo: fortalecer e aumentar a mobilidade do tornozelo;
- execução: elevar o calcanhar alternadamente sem tirar os pés do chão (parado e em movimento), mais movimento lateral dos braços.
Hopserlauf:
- objetivo: melhorar a postura do quadril;
- execução: elevar pernas e braços alternadamente dando um pequeno salto a cada elevação. Pode ser feito parado ou em deslocamento. Corpo levemente para a frente. Correr saltitando em linha reta, elevando joelhos e braços alternadamente a 90 graus. Ao descer, os pés tocam o solo simultaneamente e paralelos.
Kick out:
- objetivo: aumentar a amplitude da passada;
- execução: correr jogando os pés alternadamente para frente, como se estivesse chutando. Coordenar o movimento lateral dos braços.
Realizá-los na grama, areia dura, terra batida ou pista de atletismo. Séries de até quatro repetições, em trechos inferiores a 10 metros podem ser experimentadas mesmo por quem não tem treinador. Após duas semanas de prática é possível aumentar as distâncias e o volume de repetições para cada exercício. Educativos em trechos superiores a 50 metros apenas para corredores já consolidados, que percorrem os 10 km em 50 minutos ou menos.