Painel Fóruns Orientações terapêuticas Alimentos ricos em vitamina A

Marcado: vitamina A

Este tópico contém 0 resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Dr. Márcio Silveira 25/10/2018 at 11:06.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #22944

    Auxiliar o sistema imunológico em sua função de proteger o corpo contra infecções, colaborar com a visão quando a luz está fraca e participar do desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial são algumas das responsabilidades que a vitamina A possui no organismo humano.

    O nutriente, que também é conhecido pelo nome de retinol, ainda está envolvido nos processos de reprodução e comunicação celular. Ele faz parte da composição de uma proteína chamada rodopsina, que absorve a luz por meio dos receptores da retina e ajuda a diferenciação e o funcionamento adequado das córneas e das membranas conjuntivas dos olhos.

    vitamina A

    Outra tarefa da vitamina A é que ela contribui com o crescimento e a diferenciação celular, o que é fundamental para a formação e manutenção do coração, pulmões e rins.

    A ausência da substância pode causar problemas de saúde como cegueira noturna, maiores chances de desenvolvimento de doenças infecciosas, bócio – aumento do volume da glândula tireoide -, hiperqueratose folicular – um tipo de alteração na estrutura da pele, que a deixa seca, escamosa e áspera, por conta de produção excessiva de queratina nos folículos capilares.

    Em média, um indivíduo em idade adulta necessita 5000 IU (unidades internacionais) de vitamina A por dia. Vale lembrar que IU é a unidade pela qual a substância é medida.

     

    Alimentos ricos em vitamina A de origem animal
    Bife de fígado de vaca grelhado
    Leite de vaca pasteurizado
    Óleo de peixe
    Manteiga sem sal
    Queijo Minas fresco
    Ovo cozido
    Alimentos ricos em vitamina A de origem vegetal
    Cenoura crua
    Cenoura cozida fatiada
    Batata-doce assada
    Manga
    Espinafre cozido
    Couve manteiga refogada
    Mamão formosa
    Tomate

     

    O excesso de vitamina A

    Consumir doses muito altas de vitamina A, especialmente se isso vier acompanhado da deficiência em vitamina D, pode prejudicar os ossos, fazendo com que eles sejam mais propensos a sofrer fraturas com o passar dos anos.

    Assim, quem já possui risco de desenvolver osteoporose ou sofre com outros tipos de problemas que afetam os ossos, devem ficar de olho na dieta para não ingerir vitamina A de mais e vitamina B de menos.

     

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.