Exame Tridimensional do Movimento e Postura

Tanto para o praticante de atividade física, como para o sedentário, dores nos membros inferiores (quadril, joelho, tornozelo e pé), na coluna lombar e musculares são muito comuns, principalmente idosos. Ao buscar um profissional para investigar, é solicitado diversos exames de imagem, mas muitas vezes não é feito um exame clínico apropriado, escapando a oportunidade de realizar um tratamento precoce para evitar lesões ou tratar bursites e tendinites iniciais.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso exame movimento

Outra situação comuns são artroses e rupturas meniscais e ligamentares que são indicados tratamentos operatórios, quando pode ser tentado o tratamento conservador com reabilitação muscular, retirando a carga do local com a lesão.

A maioria das causas é desequilíbrio muscular, causado por fraqueza de determinados músculos ou sobrecarga de alguma articulação.

No exame clínico já é possível diagnosticar ou suspeitar de alguma alteração.

Para confirmar e avaliar efetivamente, é feito um exame tridimensional do movimento com dinamometria para visibilizar a biomecânica do movimento do corpo em situações comuns de atividades do dia a dia e durante exercícios físicos. Analisa também a pisada e a postura.

Mesmo quando não tem sintomas, podem ser observadas alterações para correção, auxiliando em evitar problemas futuros. Importante ao iniciar academia ou corrida.

Inclusive o exame serve para acompanhar objetivamente a evolução da melhora com o protocolo terapêutico instituído.

Temos protocolos exclusivos

– Tratamentos de doenças do quadril e joelho, como bursites, tendinites (glútea, patelar, quadricipital), artrose tricompartimental e coxofemoral, síndrome do impacto, síndrome patelo-femoral, síndrome do estresse da banda iliotibial, síndrome do estrese tibial medial (canelite), e para pés , coluna e ombros: tendinite dos tendões calcâneo e tibial anterior, síndrome do manguito rotador, metatarsalgias, fascite plantar, lombalgias.

– Pós-operatório de procedimentos ortopédicos, como artroplastia de quadril e joelho, reconstrução de ligamento cruzado anterior e posterior, reparo de lesão de menisco e lesão osteocondral, além de procedimentos no pé, tornozelo, coluna e ombro.

Marque uma avaliação: (61)998700816ou (61)996601616 (whats e sms)

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura: (61) 33491186 Unidades em Brasília / DF

Aula do Dr. Márcio Silveira sobre biomecânica e alterações posturais na corrida >

Aceitamos PARTICULAR e Convênios. Ligue e consulte por convênios, fazemos por reembolso, preços especiais, caso o convênio não seja aceito, e dividimos no cartão.

Análise dinâmica da pisada e postura (baropodometria)

A análise define a pisada, o tipo de corrida e marcha, e as fraquezas e desequilíbrios musculares, sendo útil, não somente para atletas, mas também para pessoas com dores na coluna e membros inferiores, inclusive idosos (quadril, joelho, tornozelos e pés). Observa também o tipo de postura e desvios dinâmicos que podem ocorrer.

O exame de baropodometria permite estudar o controle muscular do corpo em diferentes situações permitindo mensurar e quantificar a capacidade de reação do corpo em seu contato com o solo. Desta forma é possível a avaliação precisa do estado funcional do corpo como também medir a efetividade de diversos tratamentos.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso baropodometria

Também chamada de “teste da pisada”, a Baropodometria computadorizada é um exame indolor de alta precisão, que conta com auxílio de modernos recursos tecnológicos, onde são captadas imagens, estáticas e dinâmicas, que mostram o tipo de pisada (neutra, pronada, supinada), zonas de maior pressão, área de distribuição de carga e tipo de pé (cavo ou plano). O exame auxilia o médico à prescrição do melhor tratamento, e também auxilia o fisioterapeuta quanto à melhor conduta para o procedimento fisioterápico, conduzindo o paciente para um tratamento mais eficaz e focado, tratando além da dor, a causa da dor.

Com uma plataforma de pressão chamada baropodômetro podemos realizar diversos exames estudando a variação de pressão na planta dos pés e a reação do corpo a essa variação. Isso ajuda na detecção de patologias associadas ao diabetes, obesidade e diversas alterações funcionais e de movimento do corpo humano.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso exame de baropodometria computadorizada2

Realizamos um laudo com dados estatísticos, documentando detalhadamente os planos biomecânicos e todas as informações para que se estabeleça um diagnóstico dos desequilíbrios do aparelho locomotor.

Paralelamente à avaliação da biomecânica dos pés, realizamos uma completa avaliação clínica dos sinais e sintomas do paciente, para que as especificações técnicas das palmilhas sejam as mais personalizadas possíveis, obtendo-se desta maneira melhores resultados funcionais e maior conforto.

A Baropodometria tem como objetivos:

▪ Identificar os tipos de pés (cavo, plano ou normal) e tipos de pisada (supinada, pronada ou neutra);
▪ Identificar os picos de pressão plantar e tempo de contato com o solo durante a marcha;
▪ Identificar as rotações de quadris e o deslocamento do centro de gravidade do corpo e dos membros inferiores individualmente,
▪ Identificar as áreas de maior risco para o pé;
▪ Identificar as alterações biomecânicas das articulações dos pés, tornozelos, joelhos, quadris e coluna vertebral;
▪ Analisar a dinâmica da marcha bem como a distribuição das cargas de pressão durante as fases do passo;
▪ Verificar a postura do indivíduo na posição estática, bem como as disfunções funcionais do equilíbrio e estabilidade postural;
▪ Promover dados para que o fisioterapeuta oriente com precisão as melhores opções de calçados existentes no mercado esportivo;
▪ Auxiliar na prescrição e confecção de palmilhas posturais e ou esportivas personalizadas.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso baropodometry

A análise do padrão de marcha com o exame de baropodometria computadorizada permite a identificação e quantificação de alterações funcionais em cada estágio da marcha e permite maior efetividade na no planejamento do tratamento.

Podoposturologia

Os pés são a fonte de equilíbrio do nosso corpo, além disso, são eles que fazem o contato direto com o solo ao longo do nosso dia a dia. Dessa maneira, se o paciente não pisar de maneira correta, o peso do corpo também será distribuído incorretamente e poderá causar dores ou até lesões.

Possui uma abordagem preventiva, terapêutica e integra as relações entre os pés e suas influências na postura (estabilidade) e nos movimentos do corpo, sejam nas atividades de vida diária ou na prática esportiva.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso baropodometria salusbrasilia

Utiliza as informações ascendentes (vindas das plantas dos pés) para diagnosticar e tratar alterações como tipos de pés, de pisada, desvios posturais e dores no sistema locomotor, como região lombar, quadril e joelhos.

Para tanto preconiza a realização do exame de baropodometria popularmente conhecida como “teste da pisada” que irá determinar o tipo de pé e desvios posturais e consequentemente a confecção de palmilhas proprioceptivas, que fará a correção e ou prevenção necessária.