Painel Fóruns Cuidados preventivos Como prevenir a trombose

• Criador
    Tópico
  • #24880

Se você tem mais de 40 anos, é obeso, usa anticoncepcionais, pratica poucos exercícios, fuma ou está grávida, você tem mais chances de desenvolver uma trombose. Além desses fatores, há ainda o genético. Se você possui histórico de TVP na família, é importante redobrar os cuidados.

Também são fatores de risco:

• câncer;
    • hormonoterapia;
    • dificuldade para caminhar;
    • traumas;
    • veias varicosas;
    • insuficiência cardíaca e/ou respiratória; e
    • desidratação.

Por isso, para reduzir as chances de desenvolver a doença, é importante manter o peso dentro dos limites saudáveis e praticar atividades físicas com regularidade. De uma forma geral: mantenha uma vida saudável.

E o uso de meias de compressão para trombose?

Por se tratar de um problema relacionado ao sistema circulatório, as meias de compressão podem ajudar a evitar a trombose venosa profunda.

Os coágulos nas veias profundas se formam quando o sangue das pernas encontra dificuldade de retornar ao coração. E isso acontece quando ficamos muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentado. Esse risco é maior para as pessoas que trabalham em algumas profissões específicas. Por exemplo:

• secretárias;
    • garçons;
    • seguranças;
    • comerciantes;
    • cabeleireiros;
    • motoristas;
    • e pessoas que trabalham muito tempo sentado à frente do computador.

Uma meia de compressão para trombose atuam auxiliando o retorno sanguíneo. Por serem mais apertadas nos calcanhares, elas literalmente empurram o sangue para cima. Com menos sangue parado ou circulando lentamente pelas veias, diminuem muito as chances do aparecimento de um coágulo.

Indicações de profilaxia contra trombose no pós-operatório >

• Você deve fazer login para responder a este tópico.