Painel Fóruns Orientações terapêuticas Consulta pré-participativa para iniciar no esporte

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Dr. Márcio Silveira 18/12/2018 at 08:02.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #22880

Este item é fundamental principalmente para as pessoas que estão saindo do sedentarismo.

traumatologia esportiva

Em uma primeira avaliação o médico realiza uma triagem metabólica, ortopédica e cardiovascular em busca dos chamados fatores de risco como, por exemplo, aumento dos níveis de colesterol e arritmias.

Nesta etapa muita gente fica assustada e acredita que praticar esporte seja um risco. Mas, na verdade, a prática esportiva (principalmente aeróbica) reduz o risco de doenças cardiovasculares como o temido infarto agudo do miocárdio e a primeira consulta no médico serve para que se determine o mal que o sedentarismo fez ao indivíduo e que seja melhor orientado a sua incursão no esporte.

Níveis hormonais como o cortisol, vitamina D e a testosterona são de suma importância principalmente para as mulheres, pois estão intimamente ligados a fratura de estresse.

E por fim, a avaliação do aparelho locomotor determina desequilíbrios musculares e a capacidade de absorção de energia cinética pelos membros ao se analisar o sinergismo da contração muscular do quadril com o resto do membro, coxa e perna. Qualquer alteração nestes parâmetros, mesmo que mínimos, está ligada ao desenvolvimento de doenças como a condromalácia e tendinite patelar.

>>> Agendar a consulta para avaliação >>>
    >>> Marcar análise da marcha e postura >>>

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.