Painel Fóruns Orientações terapêuticas Dicas de como correr com menos impacto

Este tópico contém 0 resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Dr. Márcio Silveira 21/12/2018 at 19:08.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #22908

    Exercícios de treinamento para reduzir o impacto durante a corrida

    Corra descalço

    Para aprender a aterrissar com mais suavidade o melhor é correr descalço. A falta de amortecimento obrigará a correr corretamente, evitando o impacto excessivo nos calcanhares. Para isso, é importante seguir alguns cuidados:
    – Comece aos poucos, com 200 a 400 metros na grama ao final de cada treino;
    – Aumente gradualmente até chegar a 1 km – esse exercício fortalecerá as solas dos pés, tornando-os aptos a suportar distâncias mais longas;
    – Se tiver pés muito sensíveis, faça a adaptação usando os chamados tênis minimalistas – procure modelos com pouco amortecimento, solado flexível e desnível entre o calcanhar e os dedos zero.

    Pule corda e corra no lugar

    – Exercícios simples, como pular corda ou correr no lugar, treinarão a absorção do impacto pelos músuclos;
    – Quanto mais rápido o movimento, melhor será a adaptação dos arcos dos pés – eles funcionarão como molas, recebendo o impacto do pouso e devolvendo-o na forma de impulso para sua corrida.

    correr com menos impacto

    Técnicas de Corrida

    Todo mundo corre do seu jeito. Existem variações anatômicas que fazem um indivíduo correr melhor de uma forma do que de outra, além da própria estrutura corporal. Caso a pessoa esteja tendo lesões e apresentando dor, iremos dar dicas para tentar aliviar e melhorar a postura, principalmente quando está querendo aumentar a performance.

    Existem estratégias de corrida baseada em quadril e joelho.

    Estratégia de quadril: flete o quadril e estende mais o joelho, provocando uma sobrecarga maior no quadril e tornozelo. Apresenta dominância dos músculos glúteos e tríceps sural.

    Estratégia de joelho: quadril mais ereto, com flexão maior do joelho, sobrecarrega mais o joelho. Apresenta dominância do músculo quadríceps.

    Técnicas de contato inicial, tem a do retropé e antepé.

    Retropé: maior necessidade de absorção ativa (músculos e tendões)

    Antepé: maior absorção nas estruturas passivas (ligamentos e ossos)

    >>> Análise computadorizada da marcha e corrida >>>

    Então, cada um pode se adaptar a determinada técnica. Ou, caso esteja tendo muita lesão de alguma estrutura dos membros inferiores, ou apresentado dores repetidas em uma articulação, pode modificar a técnica para poupar a região acometida.

    >>> Postura ao correr >>>

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.