Painel Fóruns Orientações terapêuticas Dicas: melhor tratamento para artrose

Marcado: Artrose

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #22905

No Brasil, é considerada a principal causa de restrição e qualidade de vida da população acima de 50 anos. Dados demográficos indicam que 75% das pessoas acima de 65 anos já apresentam a doença em uma ou duas articulações. A mais acometida é do joelho, mas atinge todas as articulações. Siga as recomendações de como prevenir artrose no joelho e em todas as articulações.

Saiba qual o melhor tratamento para artrose no joelho e demais articulações

dicas para tratar a artrose

1. Abandone o sedentarismo! O melhor tratamento para artrose

Muita gente pensa que a artrose é o “fim do mundo” e que a articulação deve ser poupada a qualquer custo.

Hoje existe um consenso mundial de que o sedentarismo é o principal responsável pelo desequilíbrio e fraqueza muscular com repercussões articulares. A chave é saber seus limites. A construção de músculos diminui a dor e ajuda as pessoas a tolerar melhor algumas doenças. Manter-se ativo também ajuda a controlar o peso.

>>> Instruções de exercícios para iniciar >>>

2. Faça sempre uma avaliação biomecânica

>>> Avaliação Biomecânica da Marcha >>>

Sabe-se hoje que alguns achados do exame físico predispõem a lesões: joelhos em “X” (genu valgum) e pés planos e dinamicamente, a fraqueza dos estabilizadores dos quadris (valgo dinâmico) e a pisada pronada. Eles estão ligados estatisticamente a diversos tipos de lesão, principalmente entre corredores de rua. Um exame importante na avaliação pré-esportiva, pois determina desequilíbrios musculares e pode avaliar os tornozelos, joelhos e quadris.

3. Consulte sempre um ortopedista experiente e atualizado

Existem mais de 50 modalidades de tratamento para a artrose, incluindo anti-inflamatórios não hormonais, drogas modificadoras da doença osteoartrite (DMDOA); órteses, acupuntura, terapia física, fisioterapia e injeções intra-articulares de corticosteroides e de ácido hialurônico (viscossuplementação).

4. Peça orientações a um treinador

O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado ao agravo da doença.

5. Fortaleça a articulação

O joelho, por exemplo, atua como o principal dissipador de energia cinética no esporte. Ou seja, qualquer impacto ou força de explosão passa por esta articulação. A falta de preparo muscular pode não dissipar corretamente e causar sobrecarga com lesões a cartilagens, tendões e ligamentos.

>>> Fortalecimento muscular >>>

6. Fortaleça o quadril

A musculatura do quadril vem cada vez mais ganhando atenção em traumatologia esportiva. Acredita-se que os músculos glúteo médio e mínimo, principais estabilizadores do quadril, quando fortes e de rápida contração, evitam que o joelho “caia para dentro”, fazendo com que a pessoa adote a postura que chamamos de “valgo dinâmico”, muito comum em mulheres que praticam corrida de rua.

>>> Corrigir o valgo dinâmico >>>

7. Não exagere no treino

Picos súbitos de treino visando determinada prova pode ser o “estopim” para o agravo dos sintomas da artrose: dor e inchaço súbito.

8. Mantenha o peso controlado

Estudos mostram que, ao se perder 5 kg de peso, reduz-se em até 10% da dor para joelhos com artrose.

>>> Evitar a sarcopenia >>>

9. Cuidado com o calçado

Tênis confortáveis e com bom amortecedor ao “toque do calcanhar” ​​ajudam a tirar a pressão da articulação do joelho, através da promoção de alinhamento do membro adequado e melhoria do equilíbrio. Lembrando que tem de fazer treinamentos sem amortecimento, para treinar o corpo a reduzir o impacto sobre os pés.

>>> Escolhendo os tênis >>>

Para as mulheres, aconselha-se evitar o exagero no uso de saltos altos, pois, além de causarem encurtamento da musculatura da panturrilha, também enfraquecem a musculatura anterior da perna.

10. Melhore o equilíbrio

O treinamento direcionado a determinada modalidade esportiva, quando aliado a exercícios de pilates é indicado na prevenção de lesões nos joelhos por melhoraram a propriocepção, que é a transferência de informação neurológica a partir uma parte do corpo para o cérebro e de volta novamente. A função de proprioceptores é a de melhorar nas articulações dos membros inferiores.

>>> Prevenção de quedas >>>

Como cuidar da artrose no joelho e demais articulações: esse é o melhor tratamento para quem tem artrose, siga as recomendações que terá melhora.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.