Painel Fóruns Orientações terapêuticas Indicação do uso de joelheiras

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Dr. Márcio Silveira 29/12/2018 at 18:48.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #23087

    Órteses para joelho

    Joelheiras elásticas

    Para esclarecer, as joelheiras flexíveis não limitam ou substituem a função de um joelho saudável. Elas forneceriam suporte mecânico para as articulações e são completamente livres de hastes metálicas. Seu design seria projetado para proteger o joelho de ferimentos futuros ou riscos de lesões. Esta proteção é especialmente importante para os joelhos colocados sob constante pressão diária (corrida, escadas, salto alto, levantamento de peso).

    Em tese, esse tipo de joelheira ofereceria um elemento valioso: a compressão, que, em auxilio à oscilação muscular, reduziria o tamanho dos vasos sanguíneos, o que se traduziria em menos estresse nos músculos e em um fluxo sanguíneo mais rápido e eficiente na área do joelho/perna. Lembrando que músculos, ligamentos e tendões sofrem muito estresse durante treinos rigorosos, principalmente os de resistência aeróbica.

    O fluxo sanguíneo eficiente é muito importante para eliminar o ácido lático, por exemplo, e para trazer oxigênio e nutrientes necessários aos músculos para facilitar uma recuperação mais rápida. Simplificando, seu uso resulta em menos dor e inchaço durante e após o desempenho.

    A compressão também reduziria a vibração muscular, com consequente redução da instabilidade do joelho, proporcionando ao usuário uma base mais estável, importante durante os saltos, torções e agachamentos. Limitaria o movimento da patela e pode aumentar a propriocepção.

    joelheira elástica

    Geralmente são feitas de material de neoprene e deslizam sobre o joelho. Em termos simples, servem de auxilio durante o aquecimento e atividades físicas.

    Indicação de Uso

    As joelheiras não precisam ser usadas para todos os exercícios de levantamento de peso. Se o joelho não estiver envolvido como uma fonte de força primária, elas não são necessárias.

    Um iniciante com joelhos saudáveis e funcionais pode ficar sem joelheiras por um tempo. Ou seja, não há pressão suficiente sobre os joelhos para exigir seu uso. No entanto, quando a intensidade aumenta e os pesos ficam progressivamente mais pesados, as joelheiras podem fornecer suporte adicional para executar exercícios funcionais e aulas de dança, por exemplo, onde a posição do joelho fica mais vulnerável e corre o risco de lesões.

    Órteses de reabilitação ou funcionais

     

    órtese para joelho

    Geralmente usadas quando já existe uma lesão instalada. Serviriam para realizar compressão, mantendo a patela em seu lugar, ou limitando o movimento do joelho pós lesão ou cirurgia. Também auxiliariam na proteção de ligamentos rompidos como os colaterais apos um entorse, evitando o agravo da lesão.

    Joelheira articulada ou “Brace”

    joelheira articulada brace

    Para tratamento de lesões ligamentares ou estabilização até cicatrização do ligamento. Principalmente para lesões do ligamento cruzado posterior ou ligamento colateral medial, par evitar a posteriorização da tíbia u abertura em valgo e não alongar os ligamentos.

    brace com limitação da rom

    Brace com limitadores da amplitude de movimentos são importantes no pós-operatório de lesões graves, como reconstrução do ligamento cruzado posterior e do canto póstero-lateral. Útil, pois evita sobrecarga sobre os enxertos  e permite uma mobilização progressiva do joelho.

     

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.