Painel Fóruns Orientações terapêuticas Lesões de cotovelo em lutadores

Este tópico contém 0 resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Dr. Márcio Silveira 26/12/2018 at 16:29.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #22985

    O cotovelo de lutador é o nome genérico dado as doenças que acometem esta articulação nos praticantes de esportes de luta. Sabemos que estes atletas, devido as características destes esportes, acabam tendo uma maior incidência de lesões no cotovelo.

    cotovelo

    Articulações do cotovelo

    Precisamos entender um pouco mais a anatomia do cotovelo. O cotovelo é composto por três articulações:

    • Úmero-ulnar ou troclear: É uma articulação sinovial do tipo gínglimo e é a mais importante do cotovelo. Realiza o movimento de flexão e extensão. Permite a realização de pequenos desvios laterais ou mediais durante o movimento de flexo-extensão do antebraço.
    • Úmero-radial: É uma articulação que atua auxiliando e dando suporte para a flexo-extensão do cotovelo.
    • Rádio-ulnar proximal: É uma articulação sinovial que atua nos movimentos de supinação e pronação do antebraço, ou seja, colocar a palma para cima e para baixo.

    As Lesões de cotovelo em lutadores

    No âmbito esportivo, é muito comum que aconteçam lesões, principalmente em esportes que incluem muito contato físico e ações rápidas.

    Nas lutas, além dos joelhos, os cotovelos são estruturas que sofrem bastante impacto, por essa razão necessitam de um trabalho preventivo destas lesões e muita dedicação no tratamento quando já lesionados.

    É comum que lutadores de judô ou jiu-jitsu apliquem golpes que imobilizam seu oponente através do braço e a falta de preparo preliminar pode acarretar uma série de complicações para o atleta.

    A curto prazo, uma lesão na articulação do cotovelo não tratada pode gerar bastante dor, e a médio e longo prazo, pode comprometer os movimentos, gerar desgaste articular e a dor extrema. A dor pode ser incapacitante, impedindo até mesmo o atleta de lutar.

    Golpes como Arm Lock e o Omoplata, são os maiores responsáveis por luxações ou deslocamentos articulares, lesões ligamentares e tendíneas do cotovelo.

    cotovelo de lutador

    Principais lesões:

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.