Painel Fóruns Orientações terapêuticas Medidas simples para tratar a dor nas pernas

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Dr. Márcio Silveira 10/12/2018 at 09:21.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #22790

    O tratamento para dor nas pernas depende do problema, que pode variar desde cansaço a problemas ortopédicos nas articulações ou na coluna vertebral.

    No entanto, o mais comum é que a dor esteja relacionada com cansaço muscular ou problemas da circulação sanguínea, como varizes nas pernas e, por isso, a primeira opção de tratamento normalmente é feita para melhorar a circulação sanguínea.

    dor nas pernas

    Tratamento caseiro

    O tratamento natural e caseiro para a dor nas pernas pode ser feito de várias formas, dependendo da origem da dor:

    1. Cansaço muscular

    Os problemas musculares normalmente aparecem devido ao esforço excessivo por parte do músculo envolvido, como levantar muito peso na academia ou ficar andando por muito tempo.

    >>> Evitar dor muscular >>>

    Nestes casos, é recomendado fazer uma massagem no local, manter as pernas de repouso e aplicar uma bolsa de água quente no músculo. Um bom remédio que ajuda a evitar as dores musculares nas pernas é beber cerca de 2 litros de água por dia, pois a hidratação melhora a resistência dos músculos.

    2. Varizes e má circulação

    Os problemas circulatórios geram sintomas como pernas inchadas, vermelhas, quentes e doloridas, especialmente no final do dia. Para acabar com esse desconforto deve-se usar meias compressivas durante o dia e fazer uma massagem desde os pés até à coxa, no final do dia.

    >>> Exercícios para fazer trabalhando sentado >>>

    Para evitar este problema, não se deve ficar muito tempo sentado ou de pé (parado), fazendo caminhadas regulares durante o dia ou se movimentando, sem fazer esforços exagerados.

    3. Problemas nas articulações

    A dor provocada por problemas articulares, normalmente, surge quando se movimenta o joelho ou o tornozelo.

    >>> Evitar a dor articular >>>

    Nestes casos, um bom tratamento consiste em tomar chás anti-inflamatórios, como o de macela ou de chapéu-de-couro, que fornecem minerais importantes. Para ajudar a diminuir a inflamação pode-se também utilizar uma compressa de gelo na articulação, nas primeiras 48 horas, e uma de calor após esse período. A compressa deve ser mantida por pelo menos 15 minutos, 2-3 vezes ao dia.

    4. Alterações na coluna

    Já quando a dor nas pernas surge devido a alterações na coluna, como hérnia de disco, é importante fazer fisioterapia associada a técnicas de reeducação postural, que ajudam a levantar objetos sem provocar lesões na coluna.

    >>> Evitar a dorsalgia >>>

    No entanto, para aliviar a dor em casa deve-se repousar, de preferência deitado em uma superfície lisa e dura e fazer uma massagem suave na região da coluna, utilizando óleos quentes. O sono é extrementem importante, e deve estar adequado, pois é nesse período que ocorre a rehidratação dos discos, que perderam água durante o dia.

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.