- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 24/12/2018 at 18:53 por .
-
Tópico
-
Inicie com um aquecimento e alongamento >
1 – Manter a cabeça reta
Durante o exercício, a cabeça deve ser mantida reta, olhando para a frente e mantendo o pescoço e a mandíbula relaxados. Também é importante não olhar para o chão, o que cria uma tensão entre o pescoço e os ombros, além de impedir a visualização de algum obstáculo, como um poste ou árvore, o que poderia resultar em um choque ou acidente.
2 – Não curvar os ombros
Eles devem ser mantidos para trás e para baixo durante a corrida, além de ficarem relaxados. Outra dica importante é evitar tensioná-los. Também é fundamental não curvar os ombros, o que restringe a respiração e faz com que menos oxigênio chegue até os músculos.
3- Manter as mãos relaxadas
Ao longo do treinamento, as mãos devem ser mantidas relaxadas. Isso porque quando elas ficam rígidas, pode haver uma tensão em toda a região das costas e nos ombros.
4 – Deixar os braços em um ângulo de 90º
Por sua vez, os braços devem permanecer em um ângulo de 90º. Eles também devem ser balançados para frente e para trás, não transversalmente ao corpo. A movimentação dos braços é necessária para impulsionar o corpo para a frente, o que não acontece se eles são balançados lateralmente.
5 – Inclinar-se para a frente
Durante a corrida, o praticante deve inclinar-se para a frente e não se curvar para frente ou para trás a partir dos quadris, o que coloca pressão na região.
>>>Dicas para reduzir o impacto >>>
6 – Manter os quadris estáveis
Para evitar dores nos quadris e na região lombar, a regra para o treino de corrida para iniciantes é manter os quadris estáveis, apontando para a frente. Nada de apontar os glúteos para fora ou balançar os quadris de um lado para o outro.
7 – Não elevar demais os joelhos
Na hora de pousar no chão, os joelhos devem ser levemente dobrados, o que ajuda a absorver o impacto da corrida em superfícies duras. Os joelhos não devem ser erguidos demais e nem balançados para cima e para baixo.
8 – Não aterrissar brutalmente no chão
Uma corrida deve ser leve e silenciosa. Isso significa dar passos curtos e leves e aterrissar com os pés no chão de maneira mais delicada, sem bater fazendo barulho. Ao correr com leveza, o corpo recebe menos estresse.
9 – Respirar de maneira profunda e rítmica
Além de respirar profunda e ritmicamente ao longo do treinamento, recomenda-se evitar a respiração rápida e superficial e tentar dar uma respirada a cada duas passadas ou até mesmo tentar respirações mais longas.
Esfrie o corpo
Ao finalizar a corrida, dedique alguns minutos para fazer exercícios de alongamento para os quadris, glúteos, lombar, panturrilhas e coxas. Isso serve para esfriar o corpo depois da realização do exercício.