Painel Fóruns Orientações terapêuticas Tipos de cadeira de banho ou higiênica

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #24872

    cadeira de banho

    1. Cadeira higiênica ortopédica

    Esse modelo tem os mesmos benefícios da cadeira anterior, diferindo-se pelo encosto removível e o cinto de segurança padrão para tronco e pernas. Dessa forma, é indicado para pessoas com mobilidade reduzida provisória ou permanente.

    Apesar de todo o conforto, é imprescindível a presença de um acompanhante para ajudar nos procedimentos de limpeza corporal, uma vez que o transporte desses indivíduos exige técnica e prática para não gerar complicações neurológicas no paciente.

    A cadeira de banho ortopédica é indicada para utilização também no chuveiro, pois tem rodinhas com travas, apoio de cabeça e mantém o paciente deitado durante o procedimento.

    2. Cadeira de banho higiênica com braços escamoteáveis

    Esse equipamento é um dos mais utilizados pelos pacientes, porque além do conforto oferecido, possibilita embutir os braços para ocupar um espaço menor — ao contrário de outros modelos com braços fixos.

    Outros benefícios incluem o assento acolchoado e a caixa coletora de excreções, que permite a retirada mesmo quando o paciente estiver sentado. Sendo assim, é indicada para todas as faixas etárias.

    3. Cadeira de banho higiênica para deficientes

    Essa cadeira também é fabricada em PVC e tela de poliéster, assim com as outras já mencionadas. Esse tecido é de fácil lavagem, durabilidade e promove retenção de cor, mesmo após muitas limpezas com apenas água e sabão neutro.

    Ademais, a confecção em PVC se justifica porque esse material é um bom isolante térmico e elétrico, impermeável a gases e líquidos e resistente a maioria dos reagentes químicos, exceto os mais corrosivos.

    Sua grande aplicação na fabricação de aparelhos médicos é que o PVC previne a proliferação de fungos e bactérias, além de insetos e roedores, mas para isso é preciso manter as superfícies secas após o banho.

    A cadeira de banho para deficientes tem um formato anatômico e cintos para imobilizar o paciente e não causar problemas durante a higienização.

    4. Cadeira de banho higiênica para obesos

    Essa cadeira é feita do mesmo material que as demais já citadas. A grande diferença é que esse modelo tem um desenho mais arredondado, possibilitando maior conforto ao paciente obeso.

    Isso porque, dependendo do nível de obesidade do paciente, a locomoção pelos ambientes da casa e a higiene ficarão comprometidas caso não exista um acompanhamento ou condições que facilitem esses processos.

    Essa cadeira é ideal para pacientes que se recuperam de uma cirurgia complexa ou precisam se manter menos ativos até a liberação médica para atividades físicas.

    5. Cadeira de banho PNE com encosto

    A cadeira de banho para portadores de necessidades especiais (PNE) foi desenvolvida para garantir proteção durante a higienização, praticidade e autonomia aos que dependem desse aparelho.

    Esse modelo é mais simples se comparado aos demais citados anteriormente, uma vez que não tem rodinhas e caixa coletora de resíduos corporais. Porém, suporta até 150 kg, sendo indicado para obesos e idosos com dificuldades para manter o equilíbrio durante o banho.

    Sabendo da praticidade em utilizá-la e da facilidade para a limpeza, muitos pacientes optam por essa cadeira devido ao menor custo, pois apresenta menos funcionalidades em relação aos modelos anteriores.

    6. Cadeira de banho sem caixa coletora

    Essa cadeira, feita de aço carbônico, é indicada para pessoas com incapacidade física, dificuldade de locomoção ou perda da coordenação motora fina. Após o uso, deve ser higienizada e mantida sem umidade para evitar a presença de fungos.

    Esse modelo tem rodas maiores, que facilitam o trajeto para o banheiro ou para os outros cômodos da residência. Contudo, as portas devem ser mais largas do que o normal, caso contrário as rodas podem dificultar a passagem, causando transtornos para o paciente.

    Outra vantagem atribuída a esse aparelho é a capacidade de se virar em todas as direções, graças às rodas maiores, assim como o assento removível, que favorece a limpeza adequada dessa parte.

    7. Banqueta para banho ou elevador de assento

    elevador de assento

    A banqueta para banho ou elevador de assento tem uma estrutura de alumínio, com assento de plástico reforçado, e é colocado sobre o vaso sanitário para facilitar o uso. A banqueta tem sapatas antiderrapantes, pois não têm rodinhas em seu desenho, mas aderem na maioria dos pisos de banheiro.

    Utilizada quando o paciente tem limitação da flexão do joelho, e tem como exemplo o pós-operatório inicial da artroplastia total de joelho e quadril.

    > Quedas, traumas e fraturas no idoso

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.