Painel Fóruns Orientações terapêuticas Tratamento avançado para condropatia patelar

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #22892

    Apesar do tratamento ter desenvolvido bastante, não existe tecnologia para reconstruir a cartilagem, então o tratamento envolve parar com os fatores de desgaste da cartilagem (sobrecargas, desequilíbrios) e medicações para fortalecer a cartilagem remanescente e retirar a dor.

    condromalacia patelar

    1. Avaliação do grau da condropatia patelar

    Sabe-se que graus mais avançados, como a condromalácia patelar grau IV, estão ligados à sinovite artrítica e progressão para a artrose. Estudos recentes mostram que é possível atuar na doença, prevenindo sua evolução e consequente agravo.

    Para isso, contamos com um rol de medicamentos administrados via oral e a infiltração com ácido hialurônico com ou sem associações e de diversos pesos moleculares.

    >>> Viscossuplementação com ácido hialurônico >>>

    2. Avaliação muscular direcionada à condropatia

    Envolve a avaliação do equilíbrio muscular pelo teste computadorizado da marcha:
    – Testes funcionais – avaliando a agilidade e resposta neuro-motora
    – Testes biomecânicos – avaliando como os membros se compram durante o movimento. Essencial para pessoas que praticam corrida de rua.

    >>> Análise biomecânica computadorizada >>>

    3. Prescrição dos exercícios para a condropatia patelar

    Com o auxílio da equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, educador físico e ortopedista, realizamos a prescrição dos exercícios para a condropatia de maneira individualizada e progressiva. A troca do treino deve ser periódica.

    >>> Exercícios para reequilíbrio muscular >>>

    4. Evitar atividades no dia a dia ou no trabalho que sobrecarregam o joelho

    Ficar agachado ou agachando, subir e descer escadas ou rampa, correr e saltar aumentam em muito a carga sobre a articulação patelo-femoral, que, tendo sintomas álgicos, devem parar de ser realizados até o tratamento ter terminado.

    >>> Atividade para evitar na condropatia patelar >>>

    Tratamentos operatórios não tem bons resultados, a não ser em casos muito específicos, com lesão localizada, como na osteocondrite dissecante e na artropatia lateral da patela.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.