- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 19/12/2018 at 18:50 por .
- Tópico
Apesar do tratamento da condropatia patelar ter desenvolvido bastante, não existe tecnologia para reconstruir a cartilagem, então o tratamento envolve parar com os fatores de desgaste da cartilagem (sobrecargas e desequilíbrios com a fisioterapia e fortalecimento) e medicações para fortalecer a cartilagem remanescente e retirar a dor.
1. Avaliação do grau da condropatia patelar
Sabe-se que graus mais avançados, como a condromalácia patelar grau IV, estão ligados à sinovite artrítica e progressão para a artrose. Estudos recentes mostram que é possível atuar na doença, prevenindo sua evolução e consequente agravo.
Para isso, contamos com um rol de medicamentos administrados via oral e a infiltração com ácido hialurônico com ou sem associações e de diversos pesos moleculares.
>>> Viscossuplementação com ácido hialurônico >>>
2. Avaliação muscular direcionada à condropatia
Envolve a avaliação do equilíbrio muscular pelo teste computadorizado da marcha:
– Testes funcionais – avaliando a agilidade e resposta neuro-motora
– Testes biomecânicos – avaliando como os membros se compram durante o movimento. Essencial para pessoas que praticam corrida de rua.>>> Análise biomecânica computadorizada >>>
3. Prescrição dos exercícios para a condropatia patelar
Com o auxílio da equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, educador físico e ortopedista, realizamos a prescrição dos exercícios para a condropatia de maneira individualizada e progressiva. A troca do treino deve ser periódica.
>>> Exercícios para reequilíbrio muscular >>>
4. Evitar atividades no dia a dia ou no trabalho que sobrecarregam o joelho
Ficar agachado ou agachando, subir e descer escadas ou rampa, correr e saltar aumentam em muito a carga sobre a articulação patelo-femoral, que, tendo sintomas álgicos, devem parar de ser realizados até o tratamento ter terminado.
>>> Atividade para evitar na condropatia patelar >>>
Tratamentos operatórios não tem bons resultados, a não ser em casos muito específicos, com lesão localizada, como na osteocondrite dissecante e na artropatia lateral da patela.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.