Ao dar um tiro de corrida, senti dor na parte posterior da perna, como tratar?

gastrocnêmio medial

tema: músculo

A lesão muscular mais comum da panturrilha (parte posterior da perna) é considerada uma lesão indireta, caracterizada pelo alongamento das fibras além dos limites normais (fisiológicos). Os músculos gastrocnêmios apresentam as seguintes propriedades: são biarticulares (atravessam duas articulações) e tem um predomínio de fibras musculares do tipo II (fibras de contração rápida), que desenvolvem alta potência, mas entram em fadiga rapidamente. 

O gastrocnêmio é um potente músculo com 2 ventres, que forma o tríceps sural, junto com o sóleo. O tríceps sural é o mais potente dos flexores plantares do tornozelo, permitindo a propulsão à frente a partir do pé que está atrás durante o ciclo da marcha, corridas de velocidade, saltos e outras atividades que envolvem propulsão.

A localização anatômica mais comum das lesões da panturrilha á a transição músculo-tendão da cabeça do gastrocnêmio medial.

No atletismo, os tiros de velocidade e saltos figuram entre as situações esportivas em que esta lesão mais acontece. Este fato pode ocorrer tanto durante a aceleração, quanto na desaceleração e geralmente ocorre durante as contrações musculares excêntricas, caracterizadas pelo alongamento gradativo das fibras musculares em decorrência do torque muscular ser de magnitude inferior à resistência imposta. A tensão gerada durante a contração excêntrica é muito maior do que na contração concêntrica, o que predispõe o músculo ao aparecimento de lesões. 

O tratamento é com repouso e reabilitação muscular.

0


Deixe uma resposta

Este artigo não foi revisado desde a publicação.

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 08/02/2020.