Cisto no ligamento cruzado anterior (LCA) ou gânglion

Tema: ligamento cruzado anterior

Cistos ou gânglions nos ligamentos não é incomum. A localização desses cistos é no LCA em 62% dos pacientes, sendo 10% intraligamentares, 24% no ligamento cruzado posterior (LCP), 14% em outras localizações.

A origem dos cistos pode ser ou não traumática. Autores que defendem a origem traumática explicam que a dilatação fusiforme das fibras dos ligamentos formando o ganglion se dá em decorrência da infiltração do ácido hialurônico que é liberado conseqüentemente ao trauma. O aparecimento desses gânglions sem história de trauma sugere ser a etiologia uma anomalia congênita.

  • O cisto localiza-se com maior frequência nos ligamentos cruzados, sendo geralmente assintomático, mas pode causar dor e limitações de movimentos. Neste último caso pode ser extirpado através de artroscopia.
  • Os cistos são de achado casual à RM e no transcorrer de artroscopias.
  • Pelo comportamento inespecífico observado, principalmente em relação aos sinais e sintomas, o gânglion deve ser lembrado como diagnóstico diferencial de diversas patologias do joelho, principalmente as lesões meniscais.

Saiba mais sobre lesões do ligamento cruzado anterior > 

0


Deixe uma resposta

  • Dr. Márcio Silveira on 24 de outubro de 2021 às 18:49:51

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 29/06/2021.

Pacientes do Dr. Márcio Silveira, Ortopedista em Brasília / DF