Corpo livre intra-articular no joelho e outras articulações

O corpo intra-articular também é conhecido como corpo livre, muito comum de ocorrer no joelho, podendo ser um fragmento do menisco ou cartilagem solto dentro da articulação. Pode ocorrer no cortovelo, ombro, tornozelo etc.

Corpos livres dentro do joelho são pequenos fragmentos de cartilagem ou de osso que se desprenderam e estão livres dentro da articulação. Eles podem variar de tamanho, desde alguns milímetros até vários centímetros de diâmetro.

A sua presença dentro do joelho é muito preocupante porque, quando eles se interpõem na área de carga, podem causar danos irreparáveis na cartilagem.

As causas mais comuns de corpos livres são os traumatismos no joelho e, mais raramente, a osteocondrite dissecante e a condromatose sinovial.

O paciente com corpo livre tem a sensação de que alguma coisa está se movendo dentro do joelho. Quando o corpo livre é grande o suficiente ele pode até ser palpado. Em certos casos a articulação pode ficar bloqueada.

O melhor exame para se identificar os corpos livres é a ressonância magnética e o tratamento costuma ser cirúrgico, para a sua retirada. Na maioria das vezes a cirurgia pode ser feita por artroscopia, com muitos bons resultados.

0


Deixe uma resposta

  • Dr. Márcio Silveira on 21 de outubro de 2021 às 16:06:29

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 20/10/2021.

Pacientes do Dr. Márcio Silveira, Ortopedista em Brasília / DF