Cuidados ao correr na areia ou praia

Tema: corrida

Pelo fato da areia fofa exigir amis esforço do corredor, o aquecimento antes e o alongamento depois do treino são importantes para preservar a musculatura.

1- Corra na areia molhada

A areia é um terreno que exigirá um pouco mais de esforço do atleta devido ao desnivelamento e instabilidade do terreno. Por isso, é indicado que a corrida seja realizada na areia molhada, pois a areia fofa pode gerar lesões muito mais facilmente. Além disso, após se acostumar com o piso, e desenvolver melhor o condicionamento físico para esse tipo de terreno, o corredor pode alternar entre a areia molhada (batida) e a areia fofa.

2- Diminua o ritmo

Outra dica para quem quer começar a treinar na praia é diminuir o ritmo habitual. A areia é um terreno mais difícil de correr e exige mais força, por isso, é importante ir mais devagar e diminuir um pouco a intensidade das passadas, assim, é mais fácil de evitar lesões entre outras coisas que possam atrapalhar o treino.

3- Tente correr em piso plano

Evite terrenos inclinados, dessa maneira, previne o aparecimento de possíveis lesões nos joelhos e tornozelos.

4- Corra descalço(opcional)

Correr descalço na areia ajuda no fortalecimento dos pés. Segundo estudos, correr com os pés descalços auxilia na aterrissagem utilizando o antepé, o que reduz consideravelmente o impacto nas articulações. No entanto, como o atleta costuma utilizar tênis em todos os treinos, se for optar por correr descalço é necessário que diminua o ritmo para não se machucar. Uma dica é começar fazendo pequenas rodagens como de 15 minutos, por exemplo, para que os pés se acostumem gradualmente ao novo estímulo.

5- Se mantenha hidratado

É muito importante cuidar da hidratação, principalmente, em altas temperaturas. Por isso, se mantenha sempre hidratado, o ideal para treinos mais longos é 250 ml de água a cada 30 minutos de treino. É importante ressaltar que se deve manter a hidratação, também, antes e depois do treino. Além de água pode ser ingerido isotônico para ajudar na reposição do líquido perdido durante o treino.

Dicas de corrida >

0


Deixe uma resposta

  • Dr. Márcio Silveira on 9 de janeiro de 2022 às 12:15:12

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 09/01/2022.

Pacientes do Dr. Márcio Silveira, Ortopedista em Brasília / DF