Dor nas costas: problema muscular ou renal?

Tema: dorsalgia

Quando a dor nas costas é muscular?  

A dor nas costas muscular costuma acontecer quando, como dito anteriormente, realizamos um esforço repetitivo, ou trabalhamos diariamente com uma má postura. Até mesmo, a falta de condicionamento físico pode ser responsável por causar a lombalgia.  

Nestes casos, o médico encontra o diagnóstico através da entrevista ao paciente (relato de seu dia a dia), somado ao exame físico. Não costuma ser necessário exames de imagem, quando preciso, o exame mais comum é o raio x. Mas, de forma geral, o diagnóstico é feito dentro do próprio consultório. 

Quando é uma questão renal? 

A dor renal pode acontecer por conta da pielonefrite e cálculos renais (pedra nos rins). 

A dor renal também tem suas características próprias, ela é uni ou bilateral. Atinge a parte baixa do tórax e parece ser uma dor profunda. Ela ainda pode atingir outras regiões como as coxas, virilha e lateral do abdômen.  

A dor do cálculo renal, por sua vez, é intensa e não se alivia nem mesmo com o repouso. Uma dor súbita, chamada de cólica renal. Não há uma posição mais confortável. Outros sintomas presentes são a urina mais amarelada, dor ao urinar, cansaço constante, entre outros. 

Esse tipo de dor, também pode estar associado a outros problemas renais. É o caso da infecção urinária e da pielonefrite.

O que são as infecções urinárias? 

A Infecção do Trato Urinário (ITU) consiste em uma infecção, comumente de causa bacteriana. Ela pode acometer a uretra (canal por onde eliminamos a urina), a bexiga, os ureteres e / ou os rins. 

São muito frequentes no verão, especialmente nas mulheres.

O que é a pielonefrite? 

A pielonefrite, mais especificamente é a infecção urinária que alcança os rins e traz febre, náuseas e dor nas costas.  

0


Deixe uma resposta

Este artigo não foi revisado desde a publicação.

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 24/10/2021.

Pacientes do Dr. Márcio Silveira, Ortopedista em Brasília / DF