Função do tensor da fáscia lata

tensor da fáscia lata

tema: músculo

A denominação do tensor da fáscia lata deriva de um papel adicional que ele possui: o de tensionar a fáscia lata. Porém esse músculo é na verdade glúteo e atua como flexor, abdutor e rotador interno do quadril, sendo inervado pelo nervo do glúteo superior.

O músculo se origina na crista ilíaca. Mais precisamente na junção do terço médio e superior da coxa, onde se insere no aspecto anterior do trato iliotibial. Ao ser estimulado, o tensor da fáscia lata estica a banda iliotibial, dando suporte ao joelho, especialmente no momento em que o pé oposto é erguido.

A cada vez em que a fáscia lata é esticada, ela aproxima os músculos dos compartimentos anterior e posterior do fêmur. A contração dentro de cada um desses compartimentos, por sua vez, centraliza o peso muscular. Isso limita a expansão externa, diminuindo, assim, a força necessária para a movimentação na articulação do quadril.

A tensão e o encurtamento muscular são comuns em muitos pessoas, já que são frequentes as situações em que permanecemos sentados durante muitas horas. Como consequência, os flexores primários do quadril, o psoas e o ilíaca, são colocados em uma posição reduzida. Isso pode provocar dor aos movimentos. O tratamento é a reabilitação fisioterápica com alongamento e reforço muscular.

 

0


Deixe uma resposta

Este artigo não foi revisado desde a publicação.

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 08/02/2020.