O que é Retificação da lordose lombar?

 

Tema: dorsalgia

O curvatura para dentro que existe na região entre o fim da cintura e o início dos glúteos se chama lordose lombar e tem a função de absorver impactos que acometem essa porção da coluna e ajudar a distribuir o peso do tronco.

A retificação da lordose lombar é uma condição em que a curvatura natural da coluna lombar é diminuída ou perdida, gerando uma aparência mais reta. Esse quadro pode ocorrer como consequência do avanço da idade, mas também pode ser acelerado por uma postura incorreta.

A retificação lombar acomete mais homens

Sabemos que a coluna consiste em uma estrutura óssea em meio ao crânio e nossa pelve, e que fica responsável por dar sustentação ao tronco, protegendo a medula espinhal, estruturando todo o corpo.  A coluna vertebral possui curvaturas fisiológicas, e são essas curvas fisiológicas que visam manter a integridade biomecânica, estrutural e a fisiológica. Além disso, também é composta por tendões, nervos e ligamentos, que percorrem toda coluna e também estão dispostos entre as vértebras. Sem contar na estrutura muscular que cerca esse complexo.

Quando pensamos em coluna, temos que lembrar da pressão que ocorre quando temos alteração nas curvaturas fisiológicas da coluna. Além disso, o desequilíbrio muscular, rigidez articular, são fatores que podem desencadear compensações alterações musculoesqueléticas.  

Segundo estudos, homens possuem uma tendência maior de ter retificação lombar, isso porque quando nos deparamos com a lordose lombar, comumente encontrado em mulheres, o peso do nosso corpo é dado no aro posterior, já na retificação lombar o peso do corpo está mais nos discos intervertebrais, causando extrusões e protusões discais (como hérnias de disco ou desvio da coluna) então a retificação lombar na coluna pode acometer mais ao gênero masculino.

Saiba mais sobre alterações posturais e suas consequências > 

0


Deixe uma resposta

Este artigo não foi revisado desde a publicação.

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 01/07/2021.

Pacientes do Dr. Márcio Silveira, Ortopedista em Brasília / DF