Pode ser tratado sem cirurgia a ruptura do LCA no joelho?

 

tratamento conservador para ruptura do lca

Tema: lesão do LCA

Em alguns casos, no entanto, o tratamento não cirúrgico pode ser instituído. Pessoas que tenham sofrido lesão parcial do ligamento e não sintam instabilidade, e idosos são exemplos para este tipo de tratamento. Importante salientar que, mesmo sendo optado pelo tratamento não cirúrgico, havendo instabilidade ou avanço da degeneração do joelho, a estratégia pode mudar e a cirurgia tornar-se necessária.

A base da reabilitação é a modificação de algumas atividades praticadas, principalmente aquelas nas quais o esportista precisa frear e driblar. Um trabalho fisioterápico para fortalecimento do músculo anterior da coxa (quadríceps) e a introdução de exercícios de equilíbrio (proprioceptivos) são medidas de suporte. O indivíduo precisa trocar a atividade esportiva que praticava para atividades cíclicas, como a natação, ciclismo e, em alguns casos, até mesmo a corrida. Além de evitar a sensação do falseio, estes exercícios também auxiliam na manutenção da capacidade física. O ganho de força é fundamental.

Além do ganho de força, é essencial um intenso treino neuromuscular, que permite a movimentação do membro lesado de modo mais semelhante aos controles saudáveis Após ruptura aguda do LCA, alguns esportistas aprendem a utilizar a musculatura de uma maneira que estabilize o joelho lesado ou minimize o falseio com sucesso. Em situações de risco, utilizar joelheira para estabilização.

Mesmo com todos os cuidados, o joelho permanece instável, podendo ocorrer novas lesões, caso deixe de ter os cuidados, principalmente as restrições esportivas.

Perguntas e respostas sobre a lesão do LCA >

0


Deixe uma resposta

  • drmarciosilveira on 16 de agosto de 2019 às 20:43:11
  • drmarciosilveira on 16 de agosto de 2019 às 20:42:34
  • drmarciosilveira on 16 de agosto de 2019 às 19:28:42
  • drmarciosilveira on 16 de agosto de 2019 às 19:23:51

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 16/08/2019.