Proeminência de C7 e giba no pescoço

 

Tema: coluna

A coluna cervical é composta de 7 vértebras, das quais a C7 proeminente, articula-se com a primeira vértebra torácica e por isso possui todas as características das cervicais e uma característica das torácicas: o Processo Espinhoso é proeminente, comprido e inclinado para baixo. Por este motivo algumas pessoas pensam estar com algum problema ou patologia, principalmente as mais magras.

Agora, pode também existir um acúmulo de gordura na região, chamada de Corcunda cervical, Corcunda de viúva, Buffalo Hump ou Coxim de gordura dorso-cervical se caracteriza pelo acúmulo desordenado de tecido adiposo (gordura).

A corcunda na região posterior entre a coluna cervical e torácica, está relacionada a:

  1. Má postura
  2. Depósito anormal de gorduras localizada, também chamada de lipodistrofia (doença onde parte do corpo fica com muita gordura localizada e outras extremamente magras), criando uma gibosidade localizada nesta região e dando assim um aspecto de corcova (corcunda).

Causas:
A corcunda no pescoço pode ser causada por uma condição médica ou por medicamento. As causas mais comuns são:

  • Osteoporose (uma condição que conduz a ossos finos)
  • Uso de esteroides a longo prazo
  • Certas doenças genéticas que causam o acúmulo de gordura incomum.

Estima-se que 50% da população brasileira sofra com a postura da cabeça anteriorizada, disfunção que consiste em projetar o pescoço para a frente, de forma desalinhada com o restante da coluna. O problema pode causar tensão nos músculos da região e induzir a uma alteração fisiológica da curva cervical, provocando dores no pescoço e de cabeça.

O tratamento de corcunda na Coluna Cervical é, na maioria das vezes com RPG (Reeducação Postural Global) e emagrecimento.

0


Deixe uma resposta

  • Dr. Márcio Silveira on 24 de outubro de 2021 às 18:38:53

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 13/10/2021.

Pacientes do Dr. Márcio Silveira, Ortopedista em Brasília / DF