Pronação dolorosa: o que fazer quando acontecer

pronação dolorosa

Tema: dor no cotovelo

É um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação ao ligamento anular. A pronação acontece devido à consistência mais elástica dos ligamentos e ao desenvolvimento ósseo incompleto na criança < 5 anos.

Essa lesão ocorre em crianças com idade média entre 2 e 3 anos. A história é quase sempre a mesma. A criança é puxada pela mão ou pelo braço (quando a mãe segura a criança para que esta não saia correndo pela rua ou quando a criança é balançada pelos braços). Ocorre, então, a sub-luxação do ligamento anular da cabeça do rádio – quando a criança sofre uma tração (puxão) longitudinal súbita no membro superior com o cotovelo em extensão.

A dor inicial diminui rapidamente, e a criança reluta em utilizar o braço, que permanece ao lado do corpo, com o antebraço pronado (virado). Na tentativa de mexer o braço, a criança reclama de dor.

Geralmente, não há necessidade de radiografias antes da redução, somente nos casos em que, após a redução, a criança permaneça com dor importante, sugerindo outras lesões.

A redução é feita com a criança sentada, segurando o antebraço com o cotovelo em semiflexão e colocando o polegar sobre a região lateral do cotovelo, fazendo movimentos com a mão de torção do antebraço, para dentro e para fora, e, após, fletindo o cotovelo completamente. Após alguns minutos, a criança volta a mexer o cotovelo sem dor.

0


Deixe uma resposta

Este artigo não foi revisado desde a publicação.

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 17/12/2018.