Qual a diferença entre Artrite, Artrose, Osteoporose, Osteoartrite e Osteoartrose

osteoartrite e osteoporose

Temas: doenças ósseas

Artrise e artrose

O termo Artrite é utilizado para definir uma alteração inflamatória que acomete a articulação.

Qualquer pessoa seja um atleta profissional, um esportista de fim de semana ou mesmo um indivíduo mais idoso, quando submetido a determinados esforços mais intensos ou mesmo traumáticos, pode desenvolver um quadro inflamatório da articulação que, nesta fase aguda, recebera a denominação de artrite.

A artrite (inflamação da articulação) pode ser sintoma de inúmeras doenças, sendo sempre de vital importância o diagnóstico da doença que originou a inflamação.

A artrite dos esportistas, como regra é traumática e deve ser diferenciada daquela das outras doenças reumatológicas, dos processos infecciosos, das doenças microcristalinas e, principalmente, da Artrite Reumatóide, esta sim uma doença específica.

Os termos Osteoartrose, Osteoartrite e Artrose definem uma mesma doença que chega a acometer até 30% da população adulta acima dos 50 anos.

Se lembrarmos que o prefixo “artro”, vem do grego “arthros” e significa articulação, e a ele juntarmos o sufixo “ite” que significa inflamação, teremos a etimologia da palavra “artrite”. O mesmo acontecerá ao juntarmos o sufixo “ose” que significa degeneração.

Os termos Osteoartrite e Osteoartrose surgiram posteriormente, para exemplificar melhor a doença Artrose, quando foi descoberto que o osso sub condral (embaixo da cartilagem) participava no processo fisiopatológico da Doença.

Resumindo, quando nos referimos a Osteoartrose, Osteoartrite ou Artrose estaremos sempre falando de uma mesma doença que deve ser tratada o mais precocemente possível, para que a mesma não cause incapacidade.

Saiba mais >

E osteoporose?

A osteoporose é uma afecção caracterizada por uma massa óssea reduzida e alterações da microestrutura óssea, provocando uma fragilidade extrema do osso e, por conseqüência, um aumento do risco de fratura.

A osteoporose é um problema de saúde pública cuja freqüência aumenta nas pessoas idosas, especialmente nas mulheres.

A osteoporose não dói, somente quando ocorre a fratura, enquanto a artrose provoca dor.

Saiba mais >

0


Deixe uma resposta

  • drmarciosilveira on 4 de julho de 2019 às 11:39:32

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 04/07/2019.