Quando fala em FISSURA PROFUNDA, por favor, poderiam me explicar pelo o que está escrito, se será necessário cirurgia?

AFILAMENTO E EDEMA DA CARTILAGEM DE REVESTIMENTO DA PATELA, COM FISSURAS PROFUNDAS AO NÍVEL DA FACETA LATERAL, SEM ÁREAS DE EDEMA ÓSSEO SUBCONDRAL.

Pergunta feita por Jorge

Tema: condropatia / condromalácia

Lesão condral significa lesão da cartilagem. A lesão pode ser causada por eventos traumáticos (exemplos: entorse do joelho, trauma direto em acidente automobilístico, fratura que atinge a superfície da articulação, etc) ou por processo degenerativo.

O que ocorre é uma lesão da cartilagem articular que pode evoluir para a quebra na sua integridade (rachaduras/fissuras) e perda de substância (falhas) até mesmo com erosões.

Uma fissura profunda é que está acometendo mais de 50% da espessura da cartilagem. Sem edema subcondral é que não atingiu o osso ainda. Então é uma condropatia grau 3.

Não tem indicação de cirurgia, o tratamento inicial é repouso, medicação oral e analgésica (depende da necessidade), reabilitação fisioterápica e viscossuplementação com ácido hialurônico. Num segundo tempo, controle do peso e reequilíbrio muscular. Casos de exceção que é necessário cirurgia, com dor associado com edema subcondral (área de osso abaixo da cartilagem) que não cessa, instabilidade patelo-femoral, posição viciosa da patela provocando hiperpressão ou artrose localizada somente em uma faceta da patela, geralmente a lateral.

Saiba mais sobres os graus e tratamentos da condropatia patelar >

0


Deixe uma resposta

  • Dr. Márcio Silveira on 24 de outubro de 2021 às 18:40:04
  • Dr. Márcio Silveira on 8 de setembro de 2021 às 14:47:17

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 08/09/2021.

Pacientes do Dr. Márcio Silveira, Ortopedista em Brasília / DF