AFILAMENTO E EDEMA DA CARTILAGEM DE REVESTIMENTO DA PATELA, COM FISSURAS PROFUNDAS AO NÍVEL DA FACETA LATERAL, SEM ÁREAS DE EDEMA ÓSSEO SUBCONDRAL.

Resposta:

Lesãocondralsignifica lesão da cartilagem. A lesão pode ser causada por eventos traumáticos (exemplos: entorse do joelho, trauma direto em acidente automobilístico, fratura que atinge a superfície da articulação, etc) ou por processo degenerativo.

O que ocorre é uma lesão da cartilagem articular que pode evoluir para a quebra na sua integridade (rachaduras/fissuras) e perda de substância (falhas) até mesmo com erosões.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso fissura condral profunda

Uma fissura profunda é que está acometendo mais de 50% da espessura da cartilagem. Sem edema subcondral é que não atingiu o osso ainda. Então é uma condropatia grau 3.

Não tem indicação de cirurgia, o tratamento inicial é repouso, medicação oral e analgésica (depende da necessidade), reabilitação fisioterápica e viscossuplementação com ácido hialurônico. Num segundo tempo, controle do peso e reequilíbrio muscular. Casos de exceção que é necessário cirurgia, com dor associado com edema subcondral (área de osso abaixo da cartilagem) que não cessa, instabilidade patelo-femoral, posição viciosa da patela provocando hiperpressão ou artrose localizada somente em uma faceta da patela, geralmente a lateral.

Saiba mais sobres os graus e tratamentos da condropatia patelar >