Reconstrução multiligamentar no joelho

Tema: joelho

O joelho é composto por diversos grupos de ligamentos e a lesão multiligamentar do joelho significa que vários destes ligamentos do joelho foram rompidos.

O conceito de Lesão Multiligamentar do joelho é quando envolve ruptura de dois ou mais ligamentos, tais como: LCA/LCM ,  LCA/LCL e canto posterolateral ,  LCP/LCM , LCP/LCCL e canto,  LCA/LCP/LCM , LCA/LCP/LCL e canto.

Por exemplo, podem acontecer torções do joelho com lesão do ligamento cruzado anterior com o colateral medial, outras com lesão do ligamento cruzado posterior com o colateral lateral, e outros tipos de lesão multiligamentar do joelho.

Contudo, a lesão mais grave é a luxação do joelho que ocorre quando o joelho sai completamente do lugar. Geralmente são ocasionadas em acidentes de carro ou moto e em atropelamentos. Mas também acontecem nos esportes com traumas de alta energia como o futebol, o rugby, o futebol americano e os esportes de aventura.

Além da gravidade da lesão dos diversos ligamentos, pode ocorrer lesão da artéria poplítea que passa atrás do joelho e leva o sangue para a perna. Esta é uma lesão muito grave e que necessita tratamento de emergência.

Também, pode haver lesão dos nervos da perna, como por exemplo, o nervo fibular comum que é o mais comumente lesionado.

O diagnóstico das lesões multiligamentares e o melhor tratamento para cada lesão deve ser avaliado pelo ortopedista especialista em joelho. Na maioria dos casos, o tratamento é realizado por cirurgia de joelho com reconstrução dos ligamentos rompidos por meio da técnica de artroscopia do joelho e com o uso de fragmentos de tendões do próprio joelho que substituem os ligamentos rompidos.

Saiba mais sobre lesão multiligamentar e luxação de joelho >

0


Deixe uma resposta

  • Dr. Márcio Silveira on 21 de outubro de 2021 às 16:14:44

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 16/08/2021.

Pacientes do Dr. Márcio Silveira, Ortopedista em Brasília / DF