Sinal do Popeye é rotura do bíceps proximal?

sinal do Popeye

Tema: ruptura de tendão no ombro

O sinal de Popeye é um sinal clínico encontrado na rotura da cabeça longa do bíceps e nada tem a ver com os poderes mágicos que o espinafre pode causar . Ela representa a deformidade criada por esta lesão. O bíceps fica encurtado e com aspecto mais saliente. Esta deformidade é mais visível com a flexão do cotovelo.

Habitualmente, são apenas estéticas como mantemos a cabeça curta do bíceps funcionando. No entanto, o paciente pode apresentar pequena perda de força de flexão e supinação do antebraço.

Na maioria dos pacientes, a dor e a fraqueza para dobrar o cotovelo é temporária.  E a deformidade no braço pode não incomodar alguns pacientes, principalmente os mais idosos e com menor atividade física. Nestes casos, o tratamento não cirúrgico com gelo, antiinflamatórios e fisioterapia é suficiente.

Para pacientes mais jovens e ativos, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.  O procedimento realizado é a tenodese do bíceps. A tenodese possui diversos métodos e locais de fixação, não havendo consenso entre os ortopedistas qual o melhor método.

tenodese do bíceps

0


Deixe uma resposta

  • drmarciosilveira on 16 de julho de 2019 às 17:49:22

Este post foi criado por Dr. Márcio Silveira Ligar 27/12/2018.