As articulações são responsáveis por proteger os ossos e garantir a capacidade do corpo humano de se movimentar. No entanto, com o passar dos anos, assim como qualquer outra parte do organismo, as articulações também podem sofrer com lesões e problemas mais graves, como a osteoartrite. A boa notícia é que o reforço da musculatura pode ajudar a protegê-las de desgastes e doenças. 

, Por que o reforço da musculatura ajuda a proteger as articulações?, Dr. Márcio Silveira: Especialista em Joelho Adulto e Infantil, Traumatologia Esportiva e Idoso

Reforço da musculatura previne lesões articulares

As articulações estão localizadas nas junções entre dois ou mais ossos. Diante de um movimento do corpo, como o levantar de um braço, as articulações e os músculos impedem que haja choque entre esses ossos e, caso haja, diminuem os possíveis prejuízos. 

Os músculos que envolvem as articulações servem de suporte. Logo, com músculos saudáveis e fortalecidos, a articulação tem maior suporte para trabalhar e deslizar com mais eficácia.

prática de atividades físicas é a principal maneira de fortalecer os músculos, prevenindo problemas articulares. Os exercícios de força, como a musculação, são de extrema importância na prevenção tanto primária quanto secundária de lesões articulares. E, caso já tenha havido uma lesão prévia, o fortalecimento local irá prover estabilidade, evitando novos episódios.

Trabalho de musculação deve ser global

Vale lembrar que, no intuito de proteger as articulações, a musculação não deve ficar restrita a poucos músculos, devendo abranger diversas partes do corpo. Quando há uma parte mais fortalecida que outra, podem acontecer mudanças na execução dos movimentos capazes de levar a prejuízos em determinadas articulações. Um reforço somente no ombro direito, por exemplo, pode atrapalhar os braços, caso estes não sejam trabalhados corretamente.

Durante a prática, é importante estar acompanhado de um profissional para evitar lesões. Devemos ter cuidado com impactos, carga em excesso, estresse na articulação e execução errada de exercícios, além da amplitude do movimento. Quem já sofreu uma lesão, pode voltar a fazer exercícios, mas gradualmente e com um trabalho de reabilitação, como a fisioterapia

Agende sua fisioterapia >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.