Porque a dor aumenta no frio?

Início/Tornozelo e pé/Porque a dor aumenta no frio?
dor aumenta no frio

Existem fatores que são provocados pelas baixas temperaturas e que podem deixar as pessoas mais sensíveis à dor, então a dor aumenta no frio

Um deles é o aumento da contração muscular, uma reação do corpo que visa produzir calor. É o que acontece quando trememos de frio. Além disso, a diminuição do volume de sangue nas articulações também pode aumentar a sensação de frio e acaba que a dor aumenta no frio. Os músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, e o sangue sai das articulações em direção ao tronco para manter nossa temperatura constante.

Também tem fatores psicológicos como responsáveis pelas dores, como é observado nos países mais frios que têm uma incidência maior de depressão, de suicídio. Então o humor acaba influenciando também os casos. As pessoas se sentem mais introspectivas, e acabam se mexendo menos.

Outro elemento que contribui para que a dor aumenta no frio é a falta de atividade física, que acaba diminuindo no frio, inclusive as mais simples, como caminhar.

>>> Como é a Dor na atividade física >>>
>>> Como fazer exercício físico com artrose >>>
>>> Conheça medidas para evitar dor >>>

Para evitar as dores, a orientação é simples: Não passe frio!

Procure usar roupas adequadas para a temperatura e se manter aquecido ao longo do dia, e pare com a atitude “tô com dor”.

Instruções para reduzir os efeitos do frio.

Atitudes contra a dor no frio
Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

Perguntas Frequentes:

Qual os motivos da dor nos ossos no frio?2020-02-23T18:05:04-03:00

Que suas articulações doem quando o tempo está frio, caso você tenha algum histórico de lesão nela, ninguém duvida. Contudo ainda não há uma resposta única para a questão, mas um dos motivos que leva à dor é a contração muscular que o frio causa, gerada pela contração dos vasos sanguíneos e piora do fluxo de sangue.

Por que dói mais no frio?2020-02-23T18:02:02-03:00

O que torna a dor maior nas temperaturas menores é a contração dos músculos e dos vasos sanguíneos. A intenção do nosso corpo até que é das melhores: os músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, e o sangue sai das articulações em direção ao tronco para manter nossa temperatura constante.

Porque meus joelhos doem quando está frio?2020-02-23T17:59:43-03:00
O líquido que lubrifica as articulações (o chamado líquido sinovial) fica mais espesso quando a temperatura ambiente abaixa, o que dificulta a movimentação e o deslize da articulação.

Artigos Relacionados:

2020-06-07T14:19:50-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia.

Um Comentário

  1. Artrose no joelho – Salus 10 de janeiro de 2019 em 16:35- Responder

    […] >>> Como Evitar a dor no frio >>> […]

Deixe um comentário ou questionamento