Principais causas de dor na patela

Incômodos nos joelhos na porção anterior (dor na patela) são muito comuns em indivíduos de todas as idades. Porém, é frequente que essas pessoas negligenciem os cuidados necessários para evitar que evoluam para uma condição crônica. Afinal, muitas vezes elas não sabem exatamente quais são as causas de dores nos joelhos.

Quem sofre com o problema de dor na patela pode ter grandes prejuízos no que se refere à qualidade de vida. Por essa razão, a prática de exercícios e mesmo o acompanhamento médico são considerados fundamentais para evitar lesões na importante articulação.

As causas desse sintoma podem variar muito, sendo influenciadas por fatores como sobrepeso, nível de atividade física ou predisposição genética para patologias, como a condropatia patelar e a artrose patelofemoral.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é dor-na-patela.jpg

Sintomas e Prejuízos Causados pela Dor na Patela

A dor na patela que se manifesta quando há um mau funcionamento dessas articulações. Isso pode acontecer devido a traumas em função de uma queda, pancada, doença em curso (como a artrose) ou inflamação.

Algumas pessoas acreditam que a dor no joelho acontece somente na parte da frente (dor na patela), mas não é bem assim. Essa articulação pode ser afetada na área de trás da perna, por isso é preciso estar atento quando as manifestações dolorosas ocorrem em toda a região.

Elas são sentidas em algumas áreas específicas, dependendo do tipo de problema desenvolvido. Além disso, suas causas podem levar a outros sintomas, como:

  • sensação de pontada na articulação;
  • dificuldade para movimentar o joelho;
  • falseios durante as pisadas;
  • aumento da temperatura no local;
  • inchaços e sensibilidade;
  • ruídos, estalos ou rangidos ao caminhar.

Mas não importa quais são as causas de dores nos joelhos, pois em todos os casos elas provocam limitações significativas. Até mesmo atividades simples, como caminhar ou ficar em pé, podem gerar um grande desconforto para o indivíduo.

Quando essas dores se manifestam, é preciso manter repouso, pois existe uma tendência de aumentarem quando se está em movimento. É por isso que os praticantes de atividades físicas ou esportes sentem prejuízos em seus treinos, já que precisam ficar “de molho”.

Mas mesmo as ações e tarefas rotineiras, como subir um degrau, varrer a casa ou cozinhar, se tornam grandes desafios devido aos incômodos. É válido lembrar que, quanto mais agravado o caso, mais intensas são essas manifestações — dependendo das causas das dores nos joelhos, o quadro pode piorar com o passar do tempo.

Principais Causas de Dores Anteriores nos Joelhos

Condicionamento físico

A falta de condicionamento físico pode ser considerada uma das grandes causas de dor na patela. Indivíduos não treinados que venham a praticar algum tipo de atividade intensa estão propensos a sofrer com dores após o esforço.

Elas podem ser oriundas da falta de condicionamento dos músculos que sustentam a articulação do joelho. Dessa forma, há uma sobrecarga de ligamentos, bursas e meniscos, podendo ocorrer inchaço e dor. Vale citar também que o sobrepeso é um grande fator de risco, sobretudo durante a prática de atividades físicas.

A aplicação de gelo após a observação de inchaço e desconforto é uma medida de extrema importância. A baixa temperatura provocará uma vasoconstrição da região, aliviando a pressão sobre os tecidos, diminuindo o edema e, consequentemente, a dor.

Problemas estruturais

Existem diversas variações anatômicas capazes de interferir diretamente na biomecânica do corpo humano. Algumas delas aumentam os riscos de lesões na articulação do joelho. Esse é o caso da patela alta e patela lateralizada exagerados: as duas condições se referem, respectivamente, ao afastamento ou à aproximação excessiva da patela do centro da tróclea no joelho.

Tais variações estruturais acarretam a distribuição desigual de carga sobre as estruturas que compõem o joelho, podendo ocasionar dores e até mesmo lesões. Dessa forma, é importante que as pessoas tenham o acompanhamento de um médico e fisioterapeuta para amenizar os efeitos de suas condições.

Traumas

A negligência em relação à dor de baixa intensidade ao longo da vida pode ser um agravante no que diz respeito ao surgimento de lesões mais sérias. Rupturas ligamentares ou mesmo de estruturas como os meniscos dificilmente ocorrem de maneira abrupta, mas a partir de microlesões graduais que passam a enfraquecer essas estruturas.

Portanto, é extremamente importante procurar o auxílio de um profissional de saúde da área para evitar o desenvolvimento de lesões crônicas nos joelhos. Elas podem afetar permanentemente a fisiologia da articulação, além de prejudicar a qualidade de vida do indivíduo.

Artrose

A artrose patelofemoral também é apontada como uma das causas de dores nos joelhos. Trata-se de uma doença crônica que pode afetar qualquer articulação do corpo humano, caracterizada pela degeneração da cartilagem das articulações.

Essa estrutura tem o importante papel de evitar o contato direto entre os ossos e também atua como um amortecedor natural, impedindo impactos e sobrecargas. Quando ocorre uma degeneração, ela deixa de cumprir suas funções e a estrutura óssea é afetada, desencadeando dores.

Condropatia patelar

A condromalácia ou condropatia patelar é uma complicação muito comum da articulação dos joelhos. Ela se caracteriza pelo desgaste da cartilagem da patela — ou seja: da rótula, osso que fica localizado na parte da frente do joelho. Como a quantidade dessa estrutura é reduzida, há um maior atrito e impacto do osso, o que provoca dores.

As causas do desgaste estão relacionadas a diversos fatores, como:

  • excesso de peso corporal;
  • sedentarismo;
  • desalinhamentos do joelho;
  • traumatismos na região;
  • avanço da idade;
  • atividades físicas de alto impacto.

Rompimento de tendão

Entre as estruturas encontradas na articulação do joelho, estão os tendões, que fazem o ligamento com a tíbia e o quadríceps. Quando são acometidos por lesões, temos mais uma das causas de dores nos joelhos.

Os tendões podem sofrer roturas que levam ao rompimento parcial ou completo dessa estrutura. As manifestações dolorosas acontecem em ambos os casos, mas, quanto mais grave for a lesão, mais sintomas ocorrem associadamente e é ainda maior a limitação do indivíduo.

Síndrome da hiperpressão lateral da patela >
Conheça mais sobre as deformidades congênitas da patela >