Causas de dor no joelho sem ter tido um trauma (pancada ou torção), que aparecem subitamente ou devagar, após atividade física ou um esforço em casa / trabalho, por região do joelho:

dor no joelho ântero-posterior

Anterior (parte da frente):

Posterior (parte detrás):

dor no joelho

Medial (parte de dentro):

Lateral (parte de fora):

Medidas inicias para tratamento

Quando, por algum motivo, o joelho ou qualquer articulação sofre uma lesão, é aconselhado durante as primeiras 48 horas colocar compressas frias na zona lesionada para aliviar a dor e a inflamação.

Além disso, pode ser útil aplicar pomadas anti-inflamatórias, como de arnica, para combater os sintomas.

Para combater a dor e o inchaço no joelho

O princípio RICE sempre pode ser útil para diminuir os sintomas inflamatórios e melhorar os movimentos e consiste em: repouso, uso de gelo, compressão e elevação.

O gelo deve ser aplicado de 3 a 4 vezes ao dia durante 15 a 20 minutos e deve estar enrolado numa folha de papel toalha ou uma fralda fina, por exemplo, para evitar uma queimadura na pele. Depois do gelo, pode-se enfaixar o joelho com uma faixa compressiva para diminuir os movimentos e conter o inchaço e manter a perna elevada, permanecendo deitado na cama com um travesseiro por baixo do joelho e do calcanhar.

Após as primeiras 48 horas, aconselha-se, então, deixar o gelo e começar a aplicar compressas quentes, pois o calor faz relaxar a articulação ou o músculo lesionado, dando maior flexibilidade durante a fase de recuperação.

Sinais de alerta para ir ao médico

Você deve ir ao médico se não conseguir movimentar o joelho para qualquer posição sem sentir alguma dor e também se:

• A dor no joelho for muito intensa,
  • Se não conseguir dobrar o joelho;
  • Se andar mancando;
  • Se tiver febre ou se a articulação parecer quente;
  • Se o joelho parecer deformado.

Causas incomuns de dor no joelho >

Referências:

1. Dor nos membros inferiores

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.