Causas de dor no joelho sem ter tido um trauma (pancada ou torção), que aparecem subitamente ou devagar, após atividade física ou um esforço em casa / trabalho, por região do joelho:

Anterior (parte da frente):
- Tendinite Patelar
- Plica Sinovial
- Condropatia Patelar
- Doença de Osgood-Schlatter
- Osteocondrite Dissecante
- Hoffite
Posterior (parte detrás):

Medial (parte de dentro):
- Artrose do Compartimento Medial (Joelho)
- Rotura do Menisco Medial
- Bursite da Pata de Ganso
- Lesão osteocondral
Lateral (parte de fora):
- Tendinite Quadricipital
- Atrito no Trato Iliotibial
- Cisto Parameniscal Lateral
- Artrose do Joelho no Compartimento Lateral
As causas de dor no joelho são diversas e a dor é um sintoma de algum quadro de saúde por si só – mas não é o único. A localização e a intensidade da dor no joelho podem variar, dependendo da causa do problema. É possível sentir dor no joelho ao dobrar, ao agachar, ao andar ou, em alguns casos, até mesmo em repouso.
Medidas inicias para tratamento das causas de Dor no Joelho
Quando, por algum motivo, o joelho ou qualquer articulação sofre uma lesão, é aconselhado durante as primeiras 48 horas colocar compressas frias na zona lesionada para aliviar a dor e a inflamação, mesmo sem saber as causas de dor no joelho
Além disso, pode ser útil aplicar pomadas anti-inflamatórias, como de arnica, para combater os sintomas.
Para combater a dor e o inchaço no joelho
O princípio RICE sempre pode ser útil para diminuir os sintomas inflamatórios e melhorar os movimentos e consiste em: repouso, uso de gelo, compressão e elevação.
O gelo deve ser aplicado de 3 a 4 vezes ao dia durante 15 a 20 minutos e deve estar enrolado numa folha de papel toalha ou uma fralda fina, por exemplo, para evitar uma queimadura na pele. Depois do gelo, pode-se enfaixar o joelho com uma faixa compressiva para diminuir os movimentos e conter o inchaço e manter a perna elevada, permanecendo deitado na cama com um travesseiro por baixo do joelho e do calcanhar.
Após as primeiras 48 horas, independente das causas de dor no joelho, aconselha-se, então, deixar o gelo e começar a aplicar compressas quentes, pois o calor faz relaxar a articulação ou o músculo lesionado, dando maior flexibilidade durante a fase de recuperação.
Fatores de risco para as causas de Dor no Joelho
Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de uma pessoa apresentar dores no joelho ao longo da vida. Os fatores das causas de dor no joelho que se destacam são:
- Excesso de peso ou obesidade: isso aumenta o estresse sobre as articulações do joelho, mesmo durante as atividades normais do cotidiano. Nesses casos, é comum sentir dor no joelho ao andar;
- Anormalidades estruturais: ter uma perna mais curta do que a outra, joelhos desalinhados e pés chatos podem tornar uma pessoa mais propensa a ter problemas no joelho;
- Falta de flexibilidade ou força muscular;
- Prática de determinados esportes com saltos: vôlei e basquete (principalmente para pivôs) sobrecarregam os joelhos;
- Lesões: ter tido anteriormente uma lesão no joelho pode levar a uma outra mais facilmente.
Sinais de alerta para ir ao médico
Você deve ir ao médico, mesmo sem saber as causas de dor no joelho, se não conseguir movimentar o joelho para qualquer posição sem sentir alguma dor e também se:
- A dor no joelho for muito intensa,
- Se não conseguir dobrar o joelho;
- Se andar mancando;
- Se tiver febre ou se a articulação parecer quente;
- Se o joelho parecer deformado.
Causas incomuns de dor no joelho >
Tratamento das dores nos joelhos >
Referências:
- Dor nos membros inferiores
MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.