Dores de quadril e coxa ocorrem na região do quadril, que é a articulação (junta) que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da bacia (pélvis), o que permite a movimentação dos membros inferiores.
Existem condições que causam doenças na articulação do quadril. Na maioria dos casos, a cartilagem articular se encontra afetada ou até mesmo ausente. Com isso, o osso do fêmur passa a raspar no osso da bacia, em vez de estar separado da cartilagem.
Além disso, ainda existem inflamações que atingem a bursa, um tecido sinovial localizado na porção lateral do quadril, que serve para a proteção entre o músculo lateral da coxa e o ponto mais proeminente do osso do fêmur, chamado trocânter maior.
Conheça agora condições que podem gerar dores de quadril e coxa.
Artrose coxofemoral
A artrose coxofemoral é a doença mais comum que causa dores de quadril, sendo o resultado do desgaste da cartilagem articular do local. Essa condição pode ser gerada por vários motivos, dentre eles:
- Alterações congênitas;
- Doenças da infância e adolescência;
- Desgaste puro da cartilagem sem razão aparente.
- Além das dores de quadril e coxa, o joelho também costuma ser atingido. Em muitas situações, as dores no joelho são tão intensas quanto no quadril.
Bursite trocantérica
Bursite trocantérica é uma inflamação que atinge a bursa, que serve como proteção entre o músculo lateral da coxa e o trocânter maior. Com isso, são geradas dores de quadril e na coxa, que muitas vezes irradiam para a nádega e o joelho.
A condição costuma ter causa desconhecida, e a maioria dos casos são registrados em mulheres.
- Conheça alguns dos fatores que podem ocasionar essa inflamação:
- Contusão da região;
- Sobrecarga mecânica;
- Cirurgias prévias no quadril ou coluna;
- Quadril largo;
- Alterações hormonais.
Tendinite glútea
Como o próprio nome sugere, tendinite glútea é uma inflamação que ocorre nos tendões dos músculos glúteos médio e mínimo.
O músculo glúteo médio fica na região lateral da pelve e tem a função de estabilizar essa parte do corpo durante a prática diária de caminhada, exercícios ou corrida.
Quando há inflamação nos tendões do glúteo médio, é comum que a dores de quadril ocorram sobre o trocanter do fêmur. Irradiações nas laterais da perna são bastante frequentes.
O músculo mínimo, por sua vez, auxilia na abertura das coxas e está atrelado também à rotação do quadril.
Esse tipo de tendinite é comum especialmente em pessoas que fazem atividade física de maneira incorreta, que se envolvem em esforços repetitivos ou têm o costume de correr em locais irregulares.
Impacto femoroacetabular
Impacto femoroacetabular é o impacto anormal que ocorre entre o fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (cavidade da bacia) durante a realização de alguns movimentos do quadril no dia a dia.
Alterações no formato da articulação, que podem ocorrer durante o desenvolvimento/formação do quadril ou secundariamente a doenças do quadril na infância, levam ao surgimento de saliências ósseas (ao redor do colo do fêmur e/ou do acetábulo).
Ao longo dos anos, o contato inadequado (atrito/impacto) entre essas saliências ósseas e a cartilagem/lábio acetabular (durante a atividade física, por exemplo) pode levar à lesão progressiva dessas estruturas de cartilagem e dores de quadril.
Entre as causas mais comuns de lesão encontram-se modalidades esportivas que envolvem mudanças bruscas de direção e movimentos rotacionais de quadril, tais como futebol, atletismo, tênis, basquete, ballet e ginástica.
Riscos de ficar sentado por muito tempo
Ficar muito tempo sentado também pode desenvolver dores no quadril. Isso acontece por conta da sobrecarga no local, principalmente quando a pessoa não se preocupa em tirar intervalos, além do hábito de manter uma perna relaxada sobre a outra.
Isso ainda pode ocasionar o encurtamento dos músculos do quadril, que é mais comum nos homens. Dessa forma, alguns movimentos ficam limitados e ao ficar sentado, pode provocar dores de quadril e na coxa.
Algumas dicas para evitar essas dores são:
- Ficar atento à altura da cadeira;
- Fazer uma rápida caminhada durante o trabalho;
- Utilizar cadeira com apoio para coluna;
- Deixar os joelhos flexionados num ângulo de aproximadamente 45 graus.
Dores de quadril e coxa – Brasília / DF
O Dr. Márcio Silveira atua em Brasília como especialista em traumatologia esportiva (ombro, quadril, coluna, cotovelo, tornozelo, pé), cirurgia do joelho e ortopedia do idoso. Sua missão é proporcionar saúde e trazer resolutividade para todos os problemas ortopédicos. Agende já sua consulta.
Deixe um comentário ou questionamento