Síndrome do impacto da gordura infrapatelar

Síndrome do impacto da gordura infrapatelar ou síndrome de hoffa

A gordura de Hoffa (gordura infrapatelar) fica atrás do tendão patelar, abaixo da patela. Ela contribui para a mecânica do movimento do joelho e alguns estudos mostram sua participação na nutrição e reparação das estruturas articulares. O edema provocado pela inflamação nessa gordura pode fazê-la aumentar de tamanho, sofrer hemorragias e processos de fibrose, gerando a chamada Síndrome de Hoffa.

Essa inflamação acontece devido a microlesões no tecido gorduroso, causadas por movimentos inadequados. Na corrida, a gordura de Hoffa sofre lesões quando o atleta apresenta hiperextensão do joelho (o joelho estica mais do que deveria), movimentos de rotação excessivos e contração inadequada do músculo anterior da coxa (quadríceps). Então, pode ocorrer também inflamação e impacto da gordura suprapatelar.

O que é a Síndrome de Hoffa?

A síndrome de Hoffa ou Síndrome do impacto da gordura infrapatelar é uma condição comum da região patelar ou região anterior do joelho que gera dor, proveniente das alterações físicas e biomecânicas.

Trata-se de uma inflamação na gordura de Hoffa (gordura infrapatelar), que fica atrás do tendão do joelho e logo abaixo da patela. Ela é responsável pela boa mecânica do movimento do joelho, e a inflamação pode fazer com que a gordura aumente de tamanho, sofrendo com hemorragias e processos de fibrose. Mais tarde, essa condição ganhou o nome de Síndrome de Hoffa.

Está relacionada com atividades de subir e descer escadas, agachar, saltar e correr, associado com sobrecarga devido sobrepeso, sedentarismo ou excesso de carga física.

Na corrida, a gordura de Hoffa sofre lesões quando o atleta apresenta hiperextensão do joelho de forma excessiva, movimentos de rotação excessivos e contração inadequada do músculo anterior da coxa (quadríceps).

O processo pode ter início após a ocorrência de um trauma maior agudo (direto ou indireto) ou de microtraumas repetitivos crônicos, causando hemorragia e edema na gordura infrapatelar (Síndrome do impacto da gordura infrapatelar).

O aumento volumétrico resultante predispõe a aprisionamento e impacto sobre a gordura infrapatelar, acarretando acentuação das alterações inflamatórias locais, hipertrofia do coxim adiposo e retroalimentação do processo.

>>> Saiba mais sobre as causas de dor anterior nos joelhos >>>

Principais sintomas da Síndrome do impacto da gordura infrapatelar

Entre os sinais e sintomas mais comuns da Síndrome do impacto da gordura infrapatelar estão:

  • Dor aguda ou crônica associada a um inchaço ao redor do ligamento patelar;
  • Queixas álgicas ao correr ou após um longo período de tempo em pé;
  • Limitação da extensão máxima do joelho;
  • Sensação de dor durante a caminhada ou utilização de saltos altos
  • Teste positivo de Hoffa (o paciente se encontra em decúbito dorsal com o joelho dobrado), o examinador pressiona com ambos os polegares, ao longo dos lados do tendão patelar, enquanto o paciente estende a perna. Se o paciente sente dor é um sinal positivo para a inflamação da gordura de Hoffa.
predisponentes da Síndrome do impacto da gordura infrapatelar

Como se recuperar da Síndrome do impacto da gordura infrapatelar?

Em muitos casos, a síndrome de Hoffa não precisa de intervenção cirúrgica, mas precisa de medidas anti-inflamatórias e fisioterapia. Após, é preciso tratar a causa mecânica do problema, para que a lesão não aconteça novamente.

Normalmente, é indicado que a pessoa portadora da Síndrome do impacto da gordura infrapatelar se afastar das atividades físicas por um período que pode variar de três e seis semanas, dependendo da gravidade e extensão da inflamação e da intensidade da dor também.

Tratamento da Síndrome do impacto da gordura infrapatelar

O tratamento da Síndrome do impacto da gordura infrapatelar na maioria dos casos não é cirúrgico e consiste primeiramente de medidas anti-inflamatórias. Após o controle da inflamação é importante tratar a causa mecânica do problema para que a lesão não retorne. Cada caso é específico e exige diagnóstico e programa de tratamento individual, mas de uma forma geral a recuperação da Síndrome de Hoffa inclui:

  • Controle da hiperextensão do joelho com exercícios funcionais de estabilização da articulação;
  • Fortalecimento da musculatura do quadril, principalmente o músculo glúteo médio, que contribui para o alinhamento do joelho;
  • Bandagem funcional para alinhamento da patela;
  • Recrutamento e fortalecimento do músculo anterior da coxa (quadríceps), de forma que mantenha o joelho alinhado.

Gelo

A aplicação de cubos de gelo sobre o local da inflamação pode diminuir a dor e o processo inflamatório.

Fortalecimento da musculatura do quadril

Para minimizar a dor, deve-se alongar a musculatura do quadril para que ela fique fortalecida, treinando-se também o equilíbrio e a propriocepção articular.

Bandagem funcional

Com objetivo de alinhar a patela e diminuir a pressão sobre o joelho, o uso de uma bandagem funcional também pode ser recomendado por especialistas.

Fisioterapia

A fisioterapia é indicada para ajudar no equilíbrio muscular do joelho e, quase sempre, é o melhor tratamento para os casos de inflamação neste local.

>>> Conheça mais sobre a Hoffite >>>

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 
clínica salus trata

Agende uma consulta!

Descubra nossos protocolos de tratamento eficazes e sem cirurgia, baseados em exame clínico detalhado, exame tridimensional do movimento, marcha e corrida e atendimento cordial.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial

Veja a agenda clicando aqui

Perguntas Frequentes:

O que é edema da gordura de Hoffa?2020-01-30T22:00:03-03:00

A Síndrome de Hoffa é uma lesão pouco conhecida que atinge diversos atletas, é uma inflamação na gordura de Hoffa – ou gordura infrapatelar – que se localiza entre o tendão patelar do joelho e o fêmur, e atrás da patela. O tratamento é feito a base de anti-inflamatórios, prescritos pelo médico, e fisioterapia.

O que é uma Hoffite no joelho?2020-01-30T21:59:59-03:00

Na região posterior ao ligamento patelar, popularmente conhecido como tendão patelar, possui uma estrutura vascularizada e gordurosa que é co-responsável pela nutrição desse ligamento denominada gordura de Hoffa.

Qual a função da gordura de Hoffa?2020-01-30T21:59:51-03:00

A Gordura de Hoffa (gordura infrapatelar) está localizada atrás do tendão patelar (abaixo da patela). Essa gordura tem a função de nutrição e reparação das estruturas articulares, contribuindo para a biomecânica do joelho.

O que é doença de Hoffa no joelho?2020-01-30T21:59:46-03:00

A Síndrome de Hoffa é uma lesão pouco conhecida que atinge diversos atletas, é uma inflamação na gordura de Hoffa – ou gordura infrapatelar – que se localiza entre o tendão patelar do joelho e o fêmur, e atrás da patela.

Artigos Relacionados:

2020-01-30T22:08:40-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Águas Claras e Ceilândia.

Deixe um comentário ou questionamento