Síndrome do túnel do carpo – tratamentos

Síndrome do Túnel do Carpo

A síndrome do túnel do carpo, também chamada de síndrome do túnel carpal ou síndrome do canal cárpico, é o nome que designa uma neuropatia que acomete o nervo que passa na região do punho, o nervo mediano (localizado entre a mão e o antebraço), submetendo-o a compressão, resultando nessa afecção.

síndrome do túnel do carpo

Sintomas da síndrome do túnel do carpo

Nas mãos, dores, formigamento e sensação de choque são os mais comuns. As dores são bastante incômodas e surgem, principalmente, no período da noite. Nos casos mais graves, pode ocorrer atrofia muscular e, ainda, a perda da sensibilidade da mão.

A manifestação clínica mais comum nessa afecção é a parestesia (sensação de dormência e formigamento) nas mãos, em especial, nos dedos indicador, anelar e médio, com predominância no período noturno; contudo, pode estender-se até o antebraço, braço e ombros. Ao passo que a síndrome progride, torna-se difícil manipular objetos pequenos e executar tarefas simples, como, por exemplo, amarrar os sapatos.

Causas

Principais fatores de risco:

  • Hipotireoidismo
  • Acromegalia
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Artrite reumatoide
  • Fraturas
  • Gravidez

É mais comumente resultante de movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais, principalmente quando em posições não adequadas.

síndrome do túnel do carpo

Diagnóstico

É realizado através do exame médico clínico e do exame de eletroneuromiografia.

>>> Conheça mais sobre as doenças da mão e do punho >>>

Tratamentos para a síndrome do túnel do carpo

Depois de constatada, chega a hora de tratá-la. O tratamento convencional consiste em usar medicamentos anti-inflamatórios e no uso de tala para melhorar o posicionamento do punho por um determinado período, além de injeções de corticosteroides. Enquanto isso, o recomendado é fazer intervalos para descansar as mãos e os punhos, além de alongá-los.

>>> Exercícios para STC >>>

Quando essas medidas não são efetivas, então se faz necessário recorrer à cirurgia. “É indicada para casos graves, em que há uma grande compressão do nervo ou quando os tratamentos anteriores apresentaram pouca ou nenhuma melhora”.

A cirurgia consiste em abrir o retináculo do punho, para descomprimir o nervo.

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Pós-operatório

Após a cirurgia do túnel do carpo , o processo de recuperação irá variar de pessoa para pessoa. Porém, de modo geral, o paciente fica com a faixa no braço no pós-operatório, e os pontos são retirados de 10 a 12 dias depois.

Como prevenir

Para quem usa o computador com frequência e passa muito tempo digitando, o conselho é sentar-se corretamente e apoiar os braços e punhos. Também é indicado fazer um intervalo a cada duas horas para alongar as mãos e braços. O objetivo é evitar que o mau posicionamento por tempo prolongado leve no desenvolvimento da síndrome.

>>> Exercícios laborais >>>

A síndrome do túnel do carpo pode ser prevenida por meio de adoção de algumas medidas, como:

  • Tentar evitar atividades que levem à realização de movimentos de flexo-extensão do punho;
  • Como alterações hormonais da tireoide e certas doenças, como a diabetes, podem causar neuropatias compressiva, estas condições devem ser controladas;
  • Mulheres no climatério estão mais propensas a desenvolver a síndrome do túnel do carpo, devido à queda na síntese de estrógeno, sendo assim, recomenda-se procurar um médico da área e seguir suas recomendações;
  • Sentar-se de modo correto e apoiar ambos os braços e punhos quando usar o computador, além de fazer pausas em casos de passar tempo prolongado nessa posição, alongando e relaxando costas, ombros, punhos e mãos.
cuidados na STC

Perguntas frequentes

O que causa a síndrome do túnel do carpo?2020-03-13T17:13:11-03:00

Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço.

Como aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo?2020-03-13T17:11:38-03:00
  1. Compressas geladas sobre o pulso para reduzir o inchaço e aliviar a sensação de picadas e formigamento nas mãos;
  2. Tala rígida para imobilizar o pulso, especialmente enquanto dorme, reduzindo o desconforto provocado pela síndrome;
  3. Exercícios de alongamento e fortalecimento dos punhos;
Como saber se estou com síndrome do túnel do carpo?2020-03-13T17:10:01-03:00
Os principais sinais e sintomas da síndrome do túnel do carpo incluem:
  1. Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos.
  2. Dormência ou formigamento da palma da mão.
  3. Dor que se estende até o cotovelo.
  4. Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados.
2023-05-31T21:16:54-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da SES / DF, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e trauma esportivo em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube nos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva (ombro, quadril, tornozelo, pé, cotovelo), Cirurgia do Joelho, Adulto e Infantil, e Ortopedia do Idoso em Brasília / DF.

Deixar Um Comentário

Ir ao Topo