Subcondroplastia para tratar osteonecrose

subcondroplastia

Lesões medulares ósseas

Lesões Medulares Ósseas (LMO) são defeitos no osso subcondral no joelho que são visíveis apenas nas imagens do exame de ressonância magnética. As Lesões Medulares Ósseas podem ser vistas apenas nas sequências de imagens de ressonância magnética onde a gordura foi suprimida, onde elas aparecem como uma área branca nebulosa contra o fundo do osso mais escuro.

As LMO representam um osso subcondral alterado do ponto de vista mecânico e histológico. Tais lesões tem sido relacionadas com dor, deformação da superfície articular e progressão acelerada da osteoartrite.

Avaliações histológicas dessas lesões demostram não ser áreas de edema propriamente dito, mas um conjunto de alterações inespecíficas que envolvem fibrose, necrose da gordura medular, microfraturas do trabeculado ósseo e uma mineralização deficiente, corrobora a hipótese de áreas de excessiva remodelação óssea sem capacidade de formar um osso com características normais.

O uso do alendronato de sódio e do ranelato de estrôncio tem sido pesquisado como uma opção, porém ainda com resultados divergentes quanto ao controle da progressão da doença, além do procedimento de subcondroplastia.

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Artrose no joelho e sobrecarga óssea

O desgaste da cobertura de cartilagem que envolve os ossos na região das articulações aumenta a pressão sobre o osso. Esse aumento de pressão se traduz em pequenas fraturas (as chamadas fratura de insuficiência) que geram muita dor e desconforto ao pisar ou andar. Nessa fase que o procedimento de Subcondroplastia é mais adequado para ser realizado.

Caso o processo de artrose evolua mais, com pinçamento articular importante (osso contra osso) e achatamento ósseo, esse procedimento já não tem mais indicação. Quando bem indicado, o procedimento pode trazer o alívio dos sintomas no dia seguinte à cirurgia.

>>> Saiba mais sobre a artrose >>>

Os patologistas mostraram que as Lesões Medulares Ósseas representam uma resposta inflamatória à sobrecarga sobre o osso exposto após a perda de cartilagem. Essa sobrecarga provoca microfraturas que afetam o trabeculado do osso subcondral em alguns pacientes com artrose no joelho.

As diretrizes de tratamento atuais recomendam, para esses pacientes, um tratamento inicial conservador, que costuma curar a maioria dessas LMOs. Mas, se a lesão permanecer depois da tentativa de tratamento conservador, a cirurgia de descompressão e preenchimento, SUBCONDROPLASTIA, é uma excelente opção.

Subcondroplastia

A subcondroplastia ou Condroplastia do osso subcondral (osso que fica abaixo da cartilagem) é um tipo de cirurgia minimamente invasiva, percutânea e guiada por radioscopia, que tem por objetivo a descompressão e o preenchimento do defeito medular ósseo.

Ela alivia a dor, melhorando a qualidade estrutural do osso acometido, feita através da injeção de um material sintético à base de fosfato de cálcio, ajudando a remodelação do osso, evitando o colapso ósseo e progressão da artrite.

Estudos recentes mostraram que pessoas que apresentam lesão medular óssea na fase inicial da artrose apresentam até nove vezes mais chance de precisar de cirurgia de prótese total do joelho durante o tratamento do que uma pessoa que não as apresenta.

cirurgia de subcondroplastia

Operação de subcondroplastia

Na realização da subcondroplastia é feita uma incisão na região do membro acometido, realizado a descompressão e injetado um produto pastoso que vai atuar na área com edema ósseo e melhorar a densidade óssea, no local atingido pela artrose. Esta pasta atinge em pouco tempo, em média 24 horas, a rigidez de um osso.

O procedimento de subcondroplastia consiste em injetar cimento ósseo biológico nas áreas de lesão óssea subcondral, que são as áreas responsáveis pela dor no joelho com artrose ou osteonecrose. Durante a subcondroplastia, um substituto ósseo de fosfato de cálcio injetável, fluido e modificado é usado para preencher o defeito ósseo subcondral.

O fosfato de cálcio cristaliza e endurece em uma reação endotérmica a 37°C para formar um suporte macroporoso e nanocristalino dentro do osso. Ao longo do tempo, através da remodelação óssea mediada por células, o fosfato de cálcio que foi injetado é lentamente reabsorvido e substituído por osso novo.

Seguimento após o procedimento de subcondroplastia

A melhora dos sintomas álgicos é rápida após a realização da subcondroplastia, em menos de uma semana os pacientes com indicação para realização desse método, apresentam uma melhora importante dos sintomas.

Já existem vários pacientes no mundo que fizeram essa cirurgia de subcondroplastia. Os resultados têm sido animadores, apesar de não ter sido estudado exaustivamente por ser recente. Muitos pacientes que seriam submetidos à cirurgia de prótese (substituição de toda a articulação por uma camada de metal) deixam de fazê-la ao serem submetidos à Subcondroplastia.

Porém não significa que nunca mais terão que fazer uma prótese. Atualmente, essa técnica tem sido mais realizada nas articulações do joelho e do quadril, porém está sendo estudada para outras articulações, como o tornozelo.

A SUBCONDROPLASTIA não impede uma futura cirurgia de prótese de joelho. Ela pode postergar, e até mesmo evitar, a cirurgia de prótese.

Procedimento de subcondroplastia

Referências:

  • Subcondroplastia no tratamento de lesões medulares ósseas no joelho–Experiência inicial

  • Tratamento das lesões de edema medular ósseo do joelho pela técnica de subcondroplastia

Perguntas Frequentes:

O que quer dizer fratura Subcondral?2020-01-31T14:46:11-03:00

O termo fratura subcondral quer dizer que houve um fratura no osso adjacente a cartilagem articular, podendo ocorrer em situações traumáticas e também na vigência de uma necrose avascular, sendo a clássica a do quadril, mas pode ocorrer em qualquer articulação (cotovelo, joelho, , etc), onde o osso necrótico sofre a fratura.

O que é um edema ósseo?2020-01-31T14:46:31-03:00

O termo “edema ósseo” é frequentemente descrito no laudo das ressonâncias e ocorre por inflamação parcial da parte mais interna do osso chamada de medular ou esponjosa. Por que isso acontece? O edema ósseo traduz um contusão óssea, que pode ser por trauma direito ou estresse repetido, como por doenças, como infecção ou necrose.

O que é Subcondroplastia?2020-01-31T14:50:34-03:00

A Subcondroplastia é uma cirurgia minimamente invasiva, percutânea, que tem por objetivo o preenchimento do defeito medular ósseo do osso subcondral (osso que fica abaixo da cartilagem).

2023-09-26T18:04:57-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da SES / DF, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e trauma esportivo em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube nos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva (ombro, quadril, tornozelo, pé, cotovelo), Cirurgia do Joelho, Adulto e Infantil, e Ortopedia do Idoso em Brasília / DF.

2 Comentários

  1. STEFANIE MARINHO BARCELOS1 de setembro de 2020 em 21:48- Responder

    Boa noite, dr. Marcio! Sofri um acidente de moto a quase 1 ano atrás e que sofri um politraumatismo no pé. Na ressonancia magnética consta edema osseo e importante perda de cartilagem, tem dias que a dor é terrivel e gostaria de saber se a subcondroplastia seria indicada no meu caso. Eu moro em MG, e queria saber se voce opera em BH ou proximidades em MG e qual o valor da cirurgia. Muito obrigada!!

    • drmarciosilveira3 de setembro de 2020 em 05:30- Responder

      Stefanie, a subcobdroplastia é utilizada para osteonecrose do osso subcondral. Esta técnica não recupera cartilagem. Dependendo do local da perda de cartilagem, pode ser melhor realizar uma artrodese. Opero em Brasília – DF.

Deixar Um Comentário

Ir ao Topo