Sutura de Menisco
Técnica de sutura para salvar o menisco rompido.
>>> Tipos de lesões dos meniscos >>>
Lesões meniscais
As lesões meniscais classificam-se em 2 grupos: as traumáticas agudas, típica de atletas jovens, onde entorse do joelho é o grande vilão; e as degenerativas, mais comuns após os 40 anos de idade, sendo o micro-trauma de repetição de cargas cíclicas de esportes como a corrida e o ciclismo o mecanismo básico causador da lesão. Exemplos clássicos do primeiro tipo são o lutador de jiu jitsu que acaba jogando muito torque no joelho em flexão máxima durante a passagem de guarda ou uma bailarina que acaba se desequilibrando durante uma aterrissagem; enquanto que a corrida de rua é o exemplo clássico da lesão degenerativa, onde o nosso “amortecedor” acaba se envelhecendo e se desgastando.
Tratamento da lesão meniscal
O tratamento de um menisco lesionado dependerá de sua localização, tamanho, tempo de ocorrência, idade e ligação ao esporte do paciente.
Classicamente, o menisco lesionado é tratado por artroscopia com a retirada do fragmento lesionado, popularmente conhecida como “limpeza meniscal”.
Na grande maioria dos casos, este procedimento é suficiente para aliviar a dor e queixas de travamento e faz com que atletas profissionais retornem ao esporte em 10 a 15 dias pós-operatórios.
O consenso mundial hoje é que deve-se ao máximo preservar o menisco em pacientes jovens com lesões extensas e nos casos em que há desvio de eixo (pernas tortas), pois estes casos podem evoluir mais rápido para degeneração (desgaste) e se tornarem de difícil tratamento.
Frente a isso, visando preserva-se ao máximo o menisco, técnicas de sutura (costura) vem sendo desenvolvidas.
>>> Principais causas de dor no joelho >>>
>>> Lesões comuns durante a musculação >>>
Sutura de menisco ou meniscorrafia
A sutura de menisco envolve a fixação com pontos da lesão do menisco, e deve ser o procedimento de escolha sempre que as características da lesão permitirem. A sutura visa devolver a estabilidade no lugar da lesão, permitindo que o menisco cicatrize e volte a ter sua função normal, da mesma forma como acontece ao se dar pontos na pele. Hoje em dia as técnicas e os materiais cirúrgicos para sutura evoluíram bastante, aumentando também o leque de lesões em que se consegue realizar o procedimento.
A técnica de Meniscorrafia tem como objetivo tentar preservar o menisco, tentando “costurá-lo” e não cometendo a meniscectomia, que significa a “perda” de parte do menisco.
>>> Operação por vídeo de rotura de menisco >>>
>>> Mais esclarecimentos sobre as roturas dos meniscos >>>
Existem três técnicas de sutura do menisco: Inside-out (de dentro para fora); Outside-in (de fora para dentro); e All-inside (totalmente por dentro).
Fatores prognósticos para as suturas de menisco:
1) Tempo decorrido da lesão;
2) Idade do paciente;
3) Local / Área da lesão;
4) Tipo / Padrão da lesão; e
5) Se a sutura será feita em conjunto com a reconstrução ligamentar ou isoladamente.
No pós-operatório, existe a necessidade de restrição parcial da carga e do arco de movimento nas primeiras semanas, assim como aumenta o tempo de reabilitação e para o retorno as atividades esportivas.
Quando avaliamos os resultados da Meniscorrafia, encontramos taxas de êxito e sucesso em cerca de 70 a 95% dos casos.
Vantagens em suturar o menisco
A preservação do menisco significa prevenção e retardar o desenvolvimento de artrose no joelho, pois a principal estrutura de absorção de impacto foi preservada.
Essa pode ser a diferença ao decidir operar seu joelho. Fazê-la com cirurgião que está acostumado a realizá-la, que possui o instrumental para isso e com experiência em Medicina Desportiva, pode fazer a diferença no resultado final do seu tratamento. Não só a curto prazo, mas também a médio e longo prazo.
Referências:
– Sutura meniscal artroscópica com técnica do duplo laço
– SUTURA MENISCAL “INSIDE-OUT” COM AGULHA DE ANESTESIA PERIDURAL
Perguntas Frequentes
Estudos recentes mostram o acompanhamento a longo prazo dos pacientes que tiveram o menisco retirado. Estes pacientes apresentam maior desgaste da cartilagem do joelho e artrose do que as pessoas sem lesão do menisco. Por esse motivo, esforços maiores atualmente em preservar o menisco estão sendo feitos.
De modo geral, algumas lesões no menisco impedem o indivíduo de praticar atividades físicas, outras não exigem restrição nesse sentido. Casos mais graves, exigem que o indivíduo evite atividades de impacto sobre o joelho, tais como caminhar, correr, subir e descer escadas.
A sutura meniscal é uma técnica que permite preservar a totalidade ou a maior parte do menisco quando na indicação de tratamento de uma lesão de menisco, o que tem benefícios futuros, pois previne eventuais alterações degenerativas do joelho. Aquilo que inicialmente era uma técnica de muito difícil execução foi recentemente simplificado com o aparecimento de diversos sistemas de sutura.
A alteração ou degeneração mucóide no menisco não é propriamente uma lesão. Seu tratamento não é cirúrgico. Fisioterapia e medicações devem resolver as queixas. O laudo do seu exame aponta apenas para degeneração mucóide do menisco, porém pode ser que o foco da dor não esteja no menisco e só o exame físico ortopédico poderá dizer isso.
Deixe um comentário ou questionamento