Tendinite do tendão calcâneo ou de Aquiles

Início/Tornozelo e pé/Tendinite do tendão calcâneo ou de Aquiles
tendinite do tendão calcâneo

O tendão calcâneo (de Aquiles) é o maior tendão do corpo. Ele conecta os músculos da panturrilha no osso do calcanhar e é usado quando você anda, corre e salta.

>>> Saiba sobre as Tendinites no tornozelo >>>

Embora o tendão de Aquiles possa suportar tensões de grandes corridas e saltos, também é propenso a tendinite, uma condição associada com o uso excessivo e degeneração.

Descrição da tendinite do tendão calcâneo

Em uma definição simples, tendinite é a inflamação de um tendão. A inflamação é uma resposta natural do corpo a uma lesão ou doença, e muitas vezes causa dor, inchaço ou irritação. Existem dois tipos de tendinite de Aquiles, com base em qual parte do tendão está inflamado.

Tendinite do tendão calcâneo intra-substância

Nessa tendinite, fibras na porção média do tendão começam a quebrar com lágricom lesões minúsculas (degeneração), e engrossar.

Tendinite da porção média do tendão mais comumente afeta mais jovens e pessoas ativas.

Tendinite do tendão calcâneo insercional

Envolve a parte inferior do calcanhar, onde o tendão conecta com o osso do calcanhar.

Em ambos, na substânca e na inserção, fibras do tendão danificado também podem calcificar (endurecer). Osteófitos (crescimento ósseo extra) muitas vezes aparecem na tendinite de Aquiles insercional.

Tendinite que afeta a inserção do tendão pode ocorrer a qualquer momento, mesmo em pacientes que não estão ativos.

Causas da tendinite do tendão calcâneo

A tendinite de Aquiles não é normalmente relacionada a uma lesão específica. O problema resulta de esforço repetitivo no tendão. Isso geralmente acontece quando nós fazemos esforços intensos, durante curtos períodos, mas outros fatores podem predispor a desenvolver tendinite, incluindo:

  • Súbito aumento na quantidade ou intensidade de exercício, por exemplo, aumentando a distância todos os dias, de alguns quilômetros, sem dar ao seu corpo a chance de se ajustar à nova distância
  • Possuir músculos da panturrilha com pouco volume e de repente começar um programa de exercícios agressivos, pode colocar estresse extra sobre o tendão calcâneo
  • Crescimento ósseo na inserção, onde o tendão de Aquiles liga-se ao osso do calcanhar pode friccionar contra o tendão e causar dor

>>> Dicas para Treino de corrida >>>

Instruções para reduzir os efeitos do frio

Se você tem experimentado um “pop” súbito na parte de trás da panturrilha ou calcanhar, você pode ter rompido (rasgado) o seu tendão de Aquiles. Consulte o seu médico imediatamente se você acha que pode ter lesado o tendão.

Sintomas da tendinite do tendão calcâneo

Os sintomas comuns da tendinite aquileana incluem:

  • Dor e rigidez ao longo do tendão de Aquiles pela manhã
  • Dor ao longo do tendão ou atrás do calcanhar que piora com a atividade
  • A dor severa que aparece no dia após o exercício
  • Espessamento do tendão
  • Esporão ósseo (tendinite de inserção)
  • Inchaço que está presente o tempo todo e piora ao longo do dia com atividade

Exame médico

Depois de descrever seus sintomas e discutir as suas preocupações, o médico irá examinar o seu pé e tornozelo. Vai procurar por estes sinais:

  • Inchaço ao longo do tendão de Aquiles ou na parte de trás do seu calcanhar
  • Espessamento ou aumento de volume do tendão calcâneo
  • Esporão ósseo na parte inferior do tendão na parte de trás do seu calcanhar (tendinite de inserção)
  • O ponto máximo de dor
  • Dor no meio do tendão (tendinite na substância)
  • Dor na parte de trás do seu calcanhar na parte inferior do tendão (tendinite de inserção)
  • Limitação dos movimentos no tornozelo, especificamente, uma diminuição da capacidade de flexionar o pé

>>> O que é Fascite plantar >>>

Exames de imagem

O seu médico pode solicitar exames de imagem para ter certeza que seus sintomas são causados ​​por tendinite do calcâneo.

Radiografias (Raios-X)

Fornecem imagens claras de ossos. Raios-X pode mostrar se a parte inferior do tendão de Aquiles foi calcificada. Esta calcificação indica tendinite de Aquiles insercional. Em casos de grave tendinite do tendão calcâneo na substância, pode haver calcificação na porção média do tendão também.

Ultrassonografia

Fácil e sem agentes nocivos, fornece importantes sinais da integridade do tendão e qualidade do tendão.

Imagem por Ressonância Magnética (RM)

Embora as imagens por ressonância magnética não sejam necessárias para o diagnóstico de tendinite de Aquiles, pode mostrar o quão grave é o dano no tendão nos casos crônicos, sem melhora com o tratamento a longo prazo. Se a cirurgia for necessária, o médico irá selecionar o procedimento com base na quantidade de danos do tendão.

Tratamento da tendinite do tendão calcâneo, clique aqui >

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial
Em Brasília / DF

Veja a agenda clicando aqui

Perguntas frequentes

O que causa tendinite no calcanhar?2020-02-26T15:13:31-03:00

Eles são importantes para caminhar, correr, pular, entre outras atividades comuns. Por isso mesmo, pode ocorrer inflamação devido ao desgaste do tendão – às vezes também relacionado à artrite. Em outros casos, a tendinite do calcâneo também pode ocorrer devido à inflamação decorrente de lesões e infecções.

O que causa a inflamação no tendão?2020-02-26T09:19:53-03:00

Os ossos, que são rígidos, precisam dos músculos e tendões para se dobrarem. Os tendões são formados por fibras agrupadas em feixes, que devido a um trauma ou movimentos em repetição podem ocasionar uma Tendinite, que é a inflamação que acontece nos tendões.

O que causa inflamação no tendão do pé?2020-02-26T09:19:01-03:00

Tendinopatia é causada pelo excesso de uso dos tendões. A tendinopatia é uma lesão de sobrecarga ou por esforço repetitivo, que afeta um ou mais tendões, gerando muita dor, inflamação e até deformidades ósseas quando crônicas. Portanto, em todo corpo, onde há tendão, pode haver tendinite, inclusive é muito comum no tornozelo e pé.

Artigos relacionados

2020-08-29T15:21:50-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Taguatinga e Ceilândia.

Um Comentário

  1. Tratamento para tendinites no tornozelo e pé - Ortopedista Especialista em Tornozelo e Pé - DF 4 de março de 2019 em 17:31- Responder

    […] Tendinite do Tendão Calcâneo (Aquiles) […]

Deixe um comentário ou questionamento