X

Ruptura do tríceps e tendinite – tratamento

O músculo tríceps está localizado na região posterior (atrás) do braço e é responsável pela extensão (esticar) do cotovelo. É formado por três cabeças ou porções e se insere no olécrano.

O olécrano é uma proeminência óssea da ulna na região do cotovelo.

Ocorre em pacientes dos 40 aos 60 anos de idade e preferencialmente em homens.

Sintomas

Na tendinite do tríceps os pacientes se queixam de dor na região posterior do cotovelo e que piora nos movimentos de extensão, especialmente naqueles que envolvem força. A cronificação da tendinite pode levar a ruptura do tríceps.

>>> Saiba mais sobre as tendinites no cotovelo >>>
>>> Conheça sobre a rotura do tendão do bíceps distal >>>

A ressonância magnética é o exame de escolha para realizar o diagnóstico. No exame físico, além da diminuição de força de extensão do cotovelo, tem uma sensibilidade ao toque e aos movimentos, em caso de tendinite, e podemos palpar uma falha ou depressão na região da inserção do tríceps, em caso de rotura.

Tratamento da ruptura do tríceps

O tratamento da ruptura do tríceps de escolha é não cirúrgico (conservador), podemos utilizar anti-inflamatórios, gelo e analgésicos. A fisioterapia com exercícios de alongamento e analgesia também pode ser empregada. Mais de 95% dos pacientes tem resolução completa dos sintomas após o tratamento.

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Cronificação e Ruptura

Permanecendo uma inflamação crônica, tendinite crônica do tendão tricipital, ocorre o enfraquecimento do tendão, podendo acontecer uma ruptura do tríceps.

Além dos sintomas de dor na região posterior do cotovelo, os pacientes apresentam fraqueza para esticar o cotovelo e aumento de volume no local.

A ruptura do tríceps completa é de tratamento cirúrgico. Para casos agudos com menos de 3 semanas, realizamos a reinserção do tendão no olécrano. Para casos crônicos, deve ser feita a reinserção, mas com auxílio de um reforço ou enxerto tendíneo (tendão semitendíneo). Este enxerto é o mesmo utilizado nas reconstruções do ligamento cruzado anterior. Para as lesões parciais, a extensão da rotura é importante para definirmos o melhor tratamento. Para lesões menores que 50%, o tratamento preferencial é não cirúrgico, para lesões maiores, o tratamento é igual ao das roturas completas.

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui

  Marcar consulta e tratamento em Brasília / DF: (61) 998700816

drmarciosilveira: Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Taguatinga e Ceilândia.

Deixe uma Mensagem ou Comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Veja os comentários (0)

Esta página usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, entenderemos que você concorda com a nossa política de privacidade.