Ruptura do tríceps e tendinite – tratamento

Tendinite e ruptura do tríceps

Ruptura do tríceps, lesão na junção músculo tendínea ou intramuscular, são, de fato, raras, e o rompimento do tendão do tríceps ocorre no ponto da inserção no olécrano; a maior parte das rupturas também incluem uma avulsão óssea no olecrano.

tendinite e ruptura do tríceps

O músculo tríceps está localizado na região posterior (atrás) do braço e é responsável pela extensão (esticar) do cotovelo. É formado por três cabeças ou porções e se insere no olécrano.

O olécrano é uma proeminência óssea da ulna na região do cotovelo.

Ocorre em pacientes dos 40 aos 60 anos de idade e preferencialmente em homens.

Sintomas

Na tendinite do tríceps os pacientes se queixam de dor na região posterior do cotovelo e que piora nos movimentos de extensão, especialmente naqueles que envolvem força. A cronificação da tendinite, pode levar a ruptura do tríceps.

>>> Saiba mais sobre as tendinites no cotovelo >>>
>>> Conheça sobre a rotura do tendão do bíceps distal >>>

ruptura do tríceps

A ressonância magnética é o exame de escolha para realizar o diagnóstico. No exame físico, além da diminuição de força de extensão do cotovelo, tem uma sensibilidade ao toque e aos movimentos, em caso de tendinite, e podemos palpar uma falha ou depressão na região da inserção do tríceps, em caso de rotura.

Tratamento da ruptura do tríceps

O tratamento da ruptura do tríceps de escolha é não cirúrgico (conservador), podemos utilizar anti-inflamatórios, gelo e analgésicos. A fisioterapia com exercícios de alongamento e analgesia também pode ser empregada. Infiltrações e ortotripsia (ondas de choque) podem ser empregados. Mais de 95% dos pacientes tem resolução completa dos sintomas após o tratamento.

>> Tratamento com ortotripsia >>>
>>> Tratamento fisioterápico >>>

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Cronificação e Ruptura

Permanecendo uma inflamação crônica, tendinite crônica do tendão tricipital, ocorre o enfraquecimento do tendão, podendo acontecer uma ruptura do tríceps.

Além dos sintomas de dor na região posterior do cotovelo, os pacientes apresentam fraqueza para esticar o cotovelo e aumento de volume no local.

A ruptura do tríceps completa é de tratamento cirúrgico. Para casos agudos com menos de 3 semanas, realizamos a reinserção do tendão no olécrano. Para casos crônicos, deve ser feita a reinserção, mas com auxílio de um reforço ou enxerto tendíneo (tendão semitendíneo). Este enxerto é o mesmo utilizado nas reconstruções do ligamento cruzado anterior.

Para as lesões parciais, a extensão da rotura é importante para definirmos o melhor tratamento. Para lesões menores que 50%, o tratamento preferencial é não cirúrgico, para lesões maiores, o tratamento é igual ao das roturas completas.

Perguntas frequentes

Como tratar lesão no tríceps?2023-06-11T00:00:10-03:00
  1. Uso de analgésicos e anti-inflamatórios;
  2. Repouso;
  3. Compressas de gelo;
  4. Uso de órteses para imobilizar a região afetada;
  5. Tratamento fisioterápico.
O que acontece quando rompe o tendão tríceps?2020-03-19T15:43:38-03:00

Os tendões ligam os músculos aos ossos. Se o tendão do tríceps se romper junto ao cotovelo, a força no braço perde-se e não se consegue esticar o cotovelo contra resistência. Quando essa rotura completa acontece, o tendão na se regenera e nem cicatriza.

2023-03-05T12:29:58-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da SES / DF, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e trauma esportivo em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube nos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva (ombro, quadril, tornozelo, pé, cotovelo), Cirurgia do Joelho, Adulto e Infantil, e Ortopedia do Idoso em Brasília / DF.

Deixar Um Comentário

Ir ao Topo