O que é BMAC

A técnica denominada de Bone Marrow Aspirate Concentrate (BMAC) consiste em um concentrado de medula óssea contendo células-tronco mesenquimais e é obtida na extração de células do tecido adiposo ou da própria medula óssea por meio de uma punção.

BMAC é obtido durante um procedimento no qual uma pequena quantidade da medula óssea do paciente é extraída da pelve ou de células gordurosas, usando anestesia para minimizar qualquer desconforto. O tecido obtido é então processado em uma centrífuga para produzir uma concentração de células-tronco, que serão injetadas no tecido danificado do paciente para promover a cura.

O líquido extraído é processado, formando um concentrado, que possui uma quantidade muito maior de células regenerativas e com alta probabilidade de crescimento. O concentrado é aplicado diretamente na região lesionada.

 

 

bmac

 

 

Quais suas vantagens?

 

Em tese, teríamos um maior número de células regenerativas e fatores de cicatrização tecidual que potencializariam os efeitos de regeneração de um tecido que está sendo submetido a um procedimento regenerativo, como em uma cirurgia AMIC (membrana), por exemplo.

Quais suas indicações?

O BMAC pode fornecer um rico suprimento de células regenerativas com a capacidade de se replicar em vários tipos de tecido. Tem um potencial tremendo para pacientes com condições ortopédicas (lesões tendíneas, roturas musculares, pseudoartrose) ou lesões de pele.

O procedimento envolve um tempo de inatividade mínimo e os pacientes geralmente ficam doloridos por dois ou três dias no local da injeção. Como em todos os procedimentos regenerativos, medicamentos anti-inflamatórios, por pelo menos duas semanas, após o procedimento, pois podem interromper o processo de cicatrização.

Os pacientes devem seguir um curto período de fisioterapia para acelerar a recuperação. O benefício total do procedimento deve ser sentido dentro de seis a oito semanas, após o procedimento.

 

Tratamento de sequela de fraturas >
Saiba o que é pseudoartrose >

 

TEM ALGUMA DÚVIDA? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.