O que é tendinite?
A tendinite é uma inflamação do tendão. Este é uma liga flexível de tecido que liga os músculos aos ossos. As trações dos músculos são transmitidas para o osso pelos tendões, o que permite o movimento de andar, caminhar, correr e saltar, por exemplo. Quando os tendões estão inflamados, a ação de puxar o músculo é prejudicada e o movimento torna-se doloroso e com dificuldade nos casos mais graves. Existem vários grandes tendões em torno da área do joelho. Quando um ou mais está inflamado, é quando temos a tendinite no joelho.
Causas da tendinite
O uso excessivo do joelho em esportes é um fator de risco comum de tendinite. Quando o tendão é esticado repetidamente fazendo o mesmo tipo de exercício durante um longo período de tempo, o tendão pode ficar inflamado. Corredores profissionais muitas vezes começam a ter tendinite por este motivo.
A tendinite pode também ser causada por exercício intenso durante um período de tempo curto. Alguém que tenta fazer da sua rotina de exercícios uma maratona sem descanso, de domingo a domingo, é um excelente candidato para tendinite. Principalmente aos homens e mulheres de meia-idade ou mais velhos. Os tendões se tornam mais frágeis com a idade, tornando-os vulneráveis ao estresse e tensão.
Os sintomas da tendinite no joelho
A dor ao executar algum movimento (que não precisa ser complexo para a dor surgir) é o sintoma mais comum de tendinite no joelho. Um movimento, mesmo curto, pode causar uma dor severa no joelho. A dor vai ser pior quando se tentar correr, caminhar rápido ou subir e descer escadas. Também podem aparecer inchaços na região. ser o inchaço da inflamação.
Outro tipo de dor no joelho causada por tendinite é chamada de ‘joelho saltador’. Neste tipo de tendinite, lesões no joelho ocorrem a partir de atividades de salto (sendo atleta ou não) quando muita pressão é colocada sobre o tendão patelar, que liga a rótula (patela) até o osso do antebraço. A dor é sentida diretamente sobre o tendão patelar. Pode haver também inflamação. O tipo de tendinite chamada de ‘saltadora’ é bem comum entre os jogadores de basquete e vôlei, dentre esportes que envolvem pulos como taekwondo. Também conhecido como Jumper´s Knee.
Tratamento de tendinites
O primeiro passo é dar um tempo na atividade que causou a tendinite. Quanto mais você trabalha o tendão quando o atleta for correr ou saltar, pior a lesão vai se tornar e mais tempo de recuperação vai demorar. A pausa mínima é de 15 dias na atividade física.
Para aliviar a dor aplique gelo no joelho envolto em uma toalha por 15 minutos, uma ou duas vezes por dia. O gelo ajuda a reduzir o inchaço, o que irá diminuir a dor no joelho e acelerar a cicatrização do tendão. Faça isso por ao menos cinco dias seguidos, mesmo que a dor não exista mais. Pode ser que a inflamação ainda esteja presente e vai cicatrizar melhor e até mais rápido.
Tomar medicamentos anti inflamatórios pode ajudar, mas sempre recomendados por um médico.
Caso esteja muito intenso, pode ser recomendado imobilização, retirar descarga de peso e fisioterapia.
Nos casos crônicos, existe a indicação de ortotripsia e até tratamento operatório.
Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.
Depois da tendinite curada, os cuidados devem continuar
Se for voltar a fazer o exercício, não se esqueça de aquecer e alongar antes de começar o exercício. Em seguida, vá lentamente por algumas semanas até sentir que seu joelho está bem de novo. Se sentir novamente dor, pare.
>>> Guia para prevenção de lesões >>>
>>> Aquecimento e Alongamento >>>
Recuperação de uma tendinite requer paciência. Com os devidos cuidados, a dor no joelho vai se tornar menos perceptível em cerca de três semanas, mas a cura completa da tendinite pode exigir mais de seis semanas. Ao tomar todas as medidas para deixar o seu joelho bom, sua tendinite deve desaparecer e você estará em movimento novamente e em sua forma física plena. Mas, caso insista, a dor pode continuar e causar lesões graves ao tendão.
Perguntas frequentes
- Repousar e evitar movimentos do local afetado (o tratamento para tendinite no ombro, neste caso, pode ser feito com tipoia.
- e no punho, com tala)
- Fazer compressas.
- Tomar anti-inflamatórios.
- Realizar acupuntura.
- Fazer fisioterapia para analgesia (ultrassom, laser, massagem miofascial)
O tempo de recuperação para a tendinite é de alguns dias a 6 semanas, dependendo se o tratamento é iniciado numa fase precoce ou avançada. Para a tendinose, o tratamento iniciado numa fase inicial permite uma recuperação em 6 a 10 semanas. Na fase crônica, o tratamento pode durar 3 a 9 meses.
A doença acontece, primordialmente, se o paciente tem um mau condicionamento físico, má postura, ou usa o membro afetado em uma posição forçada e desajeitada. A tendinite ocorre, assim, a partir de um esforço repetido em excesso, causando a inflamação das fibras que unem os músculos aos ossos.
[…] Tendinites no joelho […]