Lesões meniscais: tratamento

Início/Especialidade de Joelho/Lesões meniscais: tratamento
artroscopia para reparo de lesões meniscais

Tratamento das lesões meniscais

Eu preciso operar uma lesão de menisco?

O lado de fora de um terço do menisco tem um fornecimento de sangue rico. Nesta zona “vermelha” pode ocorrer cura das lesões meniscais, ou muitas vezes pode ser reparado com cirurgia. Uma ruptura longitudinal é um exemplo deste tipo.

Em contraste , o interior de dois terços do menisco carece de um fornecimento de sangue. Sem nutrientes do sangue , as lesões desta zona “branca” não podem curar. Estas lesões complexas são muitas vezes finas e desgastadas e como não podem cicatrizar, nesta zona são normalmente cortadas cirurgicamente.

Junto com o tipo de lesão que você tem, sua idade, nível de atividade, e quaisquer lesões relacionadas também vai contribuir para o seu plano de tratamento.

Tratamento conservador das lesões de menisco

Caso a ruptura é pequena e sobre a borda exterior do menisco, pode não necessitar de reparação operatória. Enquanto os seus sintomas não persistem e seu joelho está estável, o tratamento conservador das lesões meniscais pode ser tudo o que você precisa.

RICE: O protocolo RICE é eficaz para o tratamento das lesões meniscais na maioria das lesões relacionadas com esportes . RICE significa repouso, gelo (ice), compressão e elevação.

  • Repouso: Faça uma pausa a partir da atividade que causou a lesão . O seu médico pode recomendar que você use muletas para evitar colocar peso sobre a perna.
  • Gelo (Ice): Use compressas frias durante 20 minutos de cada vez, várias vezes por dia . Não aplique gelo diretamente sobre a pele .
  • Compressão: Para evitar o inchaço adicional e perda de sangue, usar uma bandagem de compressão elástica.
  • Elevação: Para reduzir o inchaço, deite quando você descansa, e coloque a perna mais alto que o coração.

Medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides: Drogas para reduzirem a dor e o inchaço.

Fisioterapia e Acupuntura: técnicas para fortalecimento e retirada da sobrecarga sobre o menisco, com medidas analgésicas e anti-inflamatórias.

>>> Análise computadorizada da marcha e postura >>>

Tratamento Cirúrgico das lesões meniscais

Caso os sintomas persistirem com tratamento conservador das lesões meniscais, o médico pode sugerir a cirurgia artroscópica.

Procedimento: Artroscopia do joelho é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados . Nele, uma câmara miniatura é inserido através de uma pequena incisão . Isto proporciona uma vista desobstruída do interior do joelho . Seus ortopedistas inserem instrumentos cirúrgicos em miniatura (equipo pump, lâmina de shaver e ponteira) através de outras pequenas incisões para cortar ou suturar a ruptura.

>>> Operação por vídeo de rotura de menisco >>>
>>> Mais esclarecimentos sobre as roturas dos meniscos >>>

Reabilitação no tratamento de lesões meniscais

Após a cirurgia, o médico pode orientá-lo a ficar de repouso ou mobilizar o joelho dependendo do reparo realizado.

Uma vez que a cura inicial das lesões meniscais é completa, o seu médico irá prescrever exercícios de reabilitação . O exercício físico regular para restaurar sua mobilidade do joelho e força é necessário. Você vai começar com exercícios para melhorar a sua amplitude de movimento . Exercícios de fortalecimento serão gradualmente adicionados ao seu plano de reabilitação .

>>> Exercícios em casa para reabilitação do joelho >>>

Para a maior parte, a reabilitação pode ser realizada em casa, embora o seu médico pode recomendar a fisioterapia.

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Técnicas operatórias para tratamento de menisco (cirurgia de menisco)

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

Perguntas Frequentes

Como curar lesão no menisco?2020-02-24T18:15:15-03:00

O tratamento para uma lesão no menisco pode ser feito com fisioterapia ou cirurgia, nos casos mais graves, quando é necessário fazer uma cirurgia para costurar ou cortar a parte afetada do menisco.

Quais os riscos de uma cirurgia de menisco?2020-02-24T18:05:33-03:00
Possíveis riscos da artroscopia: o risco de complicações de uma artroscopia é muito baixo, no entanto, como em qualquer outra cirurgia, pode acontecer hemorragia durante a cirurgia, infecção no local da ferida, reação alérgica à anestesia, surgimento de rigidez no joelho ou lesões nas estruturas saudáveis do joelho.
O que acontece se não operar o menisco lesionado?2020-02-24T18:03:29-03:00

Estas lesões são, na maioria das vezes, cirúrgicas, pois o menisco tem baixo potencial de cicatrização e podem aumentar, trazendo mais sintomas álgicos. As lesões degenerativas são causadas pelo envelhecimento do menisco e podem ser tratadas inicialmente sem cirurgia. Ele perde a sua configuração original e pode causar dor.

Como tratar rotura dos meniscos medial e lateral?2020-02-24T17:58:51-03:00

O tratamento para recuperação de lesão do menisco em pacientes jovens pode ser feito através de cirurgia ortopédica seguida de fisioterapia. No início do tratamento fisioterapêutico o indivíduo deverá fazer repouso, evitando mexer a perna, colocando gelo para diminuir a dor. Após alguns dias poderá andar com o auxílio de muletas e uma joelheira. Em pacientes acima de 50 anos, pode ser optado inicialmente pelo tratamento conservador.

Artigos relacionados

2020-06-07T14:15:53-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Taguatinga e Ceilândia.

Deixe um comentário ou questionamento